Historia Da Danca
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25. Haikai e performance: imagens poéticas
Esta tese se dedica a estudos sobre o haikai e a performance, buscando estabelecer pontos de interseção entre aquela espécie de poesia japonesa e este campo de ação e reflexão, onde se conjuga a teoria e a prática. A partir de percursos referenciais a respeito de ambas as formas, a pesquisa procura criar uma interlocução entre os modos de pensar oci
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 30/05/2011
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26. Na brincadeira, me perdi!: Zambê e outras práticas musicais no ambiente familiar de seu Geraldo Cosme, em Cabaceira-RN
O presente trabalho é resultante de uma investigação etnográfica sobre o zambê e demais práticas musicais existentes no ambiente familiar de seu Geraldo Cosme. O campo empírico situa-se na comunidade de Cabeceira, município de Tibau do Sul, no Rio Grande do Norte. Nesta cidade, os destaques econômicos são a carcinicultura, a produção açucareira
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 19/05/2011
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27. O Passado Negro : a incorporação da memória negra da cidade de Campinas através das performances de legados musicais / The Black Memory : the embodiment of black memory of Campinas through performances of musical legacies
A crescente proliferação de grupos performáticos, que, através de manifestações culturais, divulgam "passados", convencionalmente chamados de "tradições culturais", tem rendido estudos e debates no campo da etnomusicologia em todo o mundo. Partindo da etnografia de grupos de cultura popular afro-brasileira sediados na cidade de Campinas - São Paulo,
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 19/04/2011
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28. Nas veredas de um corpo poético : dança e transcriação da vida / In the tracks of a poetic body : dance and transcreation of life
O intuito deste estudo é fazer um recorte literário e filosófico sobre a dança contemporânea e suas potências na educação do sensível através do corpo. Todo este recorte é feito a partir do método de história de vida oral e temática de uma educadora proponente de um projeto social em uma escola particular de dança em Uberlândia-MG. A transcri
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 18/02/2011
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29. Confluências textuais : fotografia, música e dança na construção da narrativa literária
O presente trabalho de escrita criativa é constituido de três contos, em cada qual são incorporadas técnicas e conceitos de outras linguagens artísticas, sendo estes: a profundidade de campo da fotografia, a improvisação da música e o pas de deux da dança. Nele também, são desenvolvidos três ensaios que abordam a relação dessas outras artes com
Publicado em: 2011
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30. Hisórias do Instituto de Cultura Física de Porto Alegre : (1928-1937)
Este estudo histórico teve o objetivo de compreender o processo de constituição do Instituto de Cultura Física (ICF) de Porto Alegre, desde sua fundação em 1928, até o ano de 1937, quando o nome da instituição é modificado. Esta pesquisa se desenvolve dentro dos horizontes teórico-metodológicos da História Cultural, utilizando fontes impressas e
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 2011
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31. Ballet contágio : tecnologias da arte e da imagem
Nesse trabalho, problematizamos as experimentações vividas com um Grupo de Dança Contemporânea, denominado de Ballet Contágio, configurado a partir de usuários de um CAPS ¿ Centro de Atenção Psicossocial. Nesse sentido, traçamos uma nova vizinhança, em que a arte e também a imagem se tornam aliadas para a composição de um dispositivo tecnoesté
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 2011
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32. Ondjaki e a memória cultural em Bom dia camaradas , Os da minha rua e AvóDezanove e o segredo do soviético
Este trabalho é uma análise de três obras do escritor angolano Ondjaki, a saber: Bom dia camaradas, Os da minha rua e AvóDezanove e o segredo do soviético. Expoente da literatura angolana contemporânea, nestas três obras, Ondjaki apresenta o mesmo narrador ¿ um menino de classe média que vive em Luanda. Embora sejam obras independentes, em todas o n
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 2011
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33. O sujeito não sabe o nome do que ele é : enigmas do nome próprio
O nome próprio não permite calcular uma posição ou mesmo desenhar uma definição. Ele não diz quem ou o que somos e, ao mesmo tempo, é insubstituível. Se ele não diz quem ou o que somos; por que, para alguns, se impõe a necessidade de duplicar ¿ ou mesmo triplicar ¿ seus nomes? Prostitutas com seus nomes de batalha; moradores de rua, quando vão
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 2011
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34. Breves danças à margem - A constituição de uma história artística da dança em Goiânia (1982-1986) / Brief dances on the sidelines - the formation of an artistic history of dance in Goiânia (1982-1986)
A presente tese investigou possibilidades teórico-metodológicas para abarcar a especificidade do campo da arte a fim de constituir uma história artística da dança em Goiânia. Elegeu-se a matriz fundante corpo-dança que se configurou como lugar específico da produção desta história, a partir do cruzamento de conceitos referentes ao corpo, arte e da
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 10/11/2010
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35. Características pessoais e participação em bailes numa instituição de longa permanência para idosos
É crescente a população idosa bem como o número de moradores em Instituições de Longa Permanência. Uma das atividades que proporciona benefícios para estas pessoas é a dança, mas pouco se sabe sobre sua prática nestas instituições. Assim, o objetivo deste estudo é verificar fatores que podem limitar ou incentivar pessoas a participarem ativamen
Rev. bras. cineantropom. desempenho hum.. Publicado em: 2010-08
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36. História e dança: um olhar sobre a cultura popular urbana - Uberlândia 1990/2009
A força motriz do presente trabalho parte da constatação de que em meados da década de 1990, a dança de rua perde gradativamente suas características atrativas para crianças e jovens das periferias de Uberlândia. Emergem então duas questões centrais: como se dá esse processo de redução do número de praticantes da dança de rua; e por esse viés
Publicado em: 2010