Haikai e performance: imagens poéticas
AUTOR(ES)
Roberson de Sousa Nunes
FONTE
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia
DATA DE PUBLICAÇÃO
30/05/2011
RESUMO
Esta tese se dedica a estudos sobre o haikai e a performance, buscando estabelecer pontos de interseção entre aquela espécie de poesia japonesa e este campo de ação e reflexão, onde se conjuga a teoria e a prática. A partir de percursos referenciais a respeito de ambas as formas, a pesquisa procura criar uma interlocução entre os modos de pensar ocidental e oriental, voltados aos fazeres artísticos, no intuito de permeabilizar conceitos e práticas, e de contribuir para uma crítica performática atualizada e transdisciplinar. Os trabalhos de arte tomados como exemplos, neste estudo, correspondem ao desejo de se ilustrar tendências que se expressam nos espaços limiares entre os campos da performance art , da poesia, do teatro, da dança, música, das artes plásticas, da fotografia, do cinema, etc. A tese se realiza com base numa tradição experimentalista, em arte, que atravessa o século XX, reagindo a ou dialogando com os contextos culturais e sociais em que se manifesta. Tendo se originado desde a criação da performance poético-cênica HAIKAI - somente as nuvens nadam no fundo do rio , o trabalho investe na conexão paradoxal entre práticas performáticas, imagéticas e efêmeras, e o registro poético e acadêmico.
ASSUNTO(S)
poesia japonesa história e crítica teses. performance (arte) teses. literatura teses. haicai história e crítica teses.
ACESSO AO ARTIGO
http://hdl.handle.net/1843/ECAP-8HCP4DDocumentos Relacionados
- Pesquisa em Performance: encontro, palavra e corpo
- AVALIAÇÃO DA ESTRATÉGIA E PERFORMANCE: O CASO ULBRA-SM
- Artistas, imagens e cidade: bricolagens poéticas e históricas de Uberlândia
- Performance, teatro e ensino: poéticas e políticas da interdisciplinaridade
- Predicting residents' performance: A prospective study