História e dança: um olhar sobre a cultura popular urbana - Uberlândia 1990/2009

AUTOR(ES)
DATA DE PUBLICAÇÃO

2010

RESUMO

A força motriz do presente trabalho parte da constatação de que em meados da década de 1990, a dança de rua perde gradativamente suas características atrativas para crianças e jovens das periferias de Uberlândia. Emergem então duas questões centrais: como se dá esse processo de redução do número de praticantes da dança de rua; e por esse viés, o que passa a ser atrativo para aqueles que deixam de praticar, bem como, para as novas crianças e jovens das localidades marginais do meio urbano? Isto posto, busco compreender as complexas relações que dão significado à pratica da dança de rua, como se formam e como se alteram no tempo, as mudanças de perspectivas que perpassam festivais de dança, poder público local, bailes em bairros da cidade, danceterias, impulsionados por fatores estéticos, financeiros, sociais e culturais em diferentes momentos. Por esta razão as experiências em dança são tratadas como objetos da história ao desnudarem rupturas, continuidades e as escolhas realizadas pelos sujeitos que praticam e praticaram a dança de rua e depositam nela, e posteriormente em outras manifestações dançantes, seus anseios na construção de identidades urbanas.

ASSUNTO(S)

dança historia dança história arte e dança indústria cultural arte apropriação cultura popular

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