Ondjaki e a memória cultural em Bom dia camaradas , Os da minha rua e AvóDezanove e o segredo do soviético
AUTOR(ES)
Laurene Veras
FONTE
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia
DATA DE PUBLICAÇÃO
2011
RESUMO
Este trabalho é uma análise de três obras do escritor angolano Ondjaki, a saber: Bom dia camaradas, Os da minha rua e AvóDezanove e o segredo do soviético. Expoente da literatura angolana contemporânea, nestas três obras, Ondjaki apresenta o mesmo narrador ¿ um menino de classe média que vive em Luanda. Embora sejam obras independentes, em todas o narrador explora as possibilidade do texto a partir do tempo mítico da infância. Nossa análise parte do conceito de ¿memória cultural¿, desenvolvido pelo egiptólogo alemão e teórico da cultura Jan Assmann. Segundo ele, a memória cultural é a memória que conduz a história a partir de uma perspectiva narrativa, não oficial. Assim sendo, a memória cultural se insere nas esferas da tradição e do mito, passada de geração em geração através das mais diversas instâncias narrativas, tais quais as literaturas escrita e oral, a música, as lendas, a dança, as artes pictóricas e tudo aquilo que é parte da cultura de uma comunidade. A memória cultural difere da História na medida em que a primeira é dada pela história que narra, e a segunda pela história que investiga. Na edificação do conceito de memória cultural, Jan Assmann utiliza, como principais pressupostos, conceitos de Nietzsche e Freud, mais especificamente, o conceito nietzschiano de memória vinculante, a memória normativa que é forjada na dor, e o conceito freudiano de trauma. O objetivo deste trabalho é determinar de que modo as três obras de Ondjaki se coadunam com as teorias desenvolvidas por Assmann e como a memória cultural está presente nas narrativas do escritor angolano.
ASSUNTO(S)
ondjaki, 1977- angolan literature literatura lusófona literatura comparada assmann, jan cultural memory ondjaki literatura angolana narrativa jan assmann memória cultural análise literária teoria da literatura teoria da cultura literatura contemporanea
ACESSO AO ARTIGO
http://hdl.handle.net/10183/37295Documentos Relacionados
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