Grafica Por Computador
Mostrando 1-12 de 131 artigos, teses e dissertações.
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1. Análise de jogos digitais em dispositivos móveis para aprendizagem de línguas estrangeiras
RESUMO A pesquisa objetiva analisar três aplicativos de dispositivos móveis orientados à aprendizagem de língua estrangeira, identificando suas potencialidades e limitações: Lingualeo, English Grammar All Levels e Learning 2 Talk. Para alcançar tal objetivo, a pesquisa teve como fundamentação teórica os estudos sobre gamificação e aprendizagem de
Rev. bras. linguist. apl.. Publicado em: 2017-09
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2. Margens de tolerância e valores de referência para os formantes de vogais orais para uso em terapias de voz para surdos em computador comercial
RESUMO Objetivo Este trabalho apresenta as margens de tolerâncias mínimas e máximas para as frequências dos três primeiros formantes (F1, F2 e F3) na pronúncia das vogais orais do português brasileiro para utilização em terapias de voz para surdos. Método As frequências foram obtidas a partir da colaboração voluntária de 53 indivíduos adulto
CoDAS. Publicado em: 2016-10
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3. SensoMaker: uma ferramenta para caracterização sensorial de produtos alimentícios
SensoMaker é um software livre para análise de dados de estudos sensoriais que tem módulos com uma interface gráfica amigável. A aquisição de dados pode ser realizada por meio de diferentes métodos, tais como escala de categoria, escala linear, dominância temporal de sensações (TDS) e tempo-intensidade (TI). Os resultados podem ser analisados por
Ciênc. agrotec.. Publicado em: 2013-06
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4. Modelo virtual exploratório: proposta de uma ferramenta de vendas para o mercado imobiliário residencial. / Virtual exploratory model: proposal of a selling tool for the residential property market.
Analisando-se os ambientes comerciais do setor imobiliário, pode-se verificar a presença frequente de maquetes que hoje fazem parte dos estandes de vendas dos edifícios. As maquetes são peças frágeis, de custo elevado, considerável prazo de execução e têm pequena vida útil, sendo usualmente descartadas no desmonte do estande de vendas. Nos estande
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 05/09/2012
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5. Usando VibraÃÃes Naturais na DescriÃÃo e no Controle de LocomoÃÃes Fisicamente Simuladas de Personagens Articuladas ArbitrÃrios
A animaÃÃo de personagens virtuais à uma das Ãreas mais fascinantes em computaÃÃo grÃfica pelo fato de estar diretamente relacionada à manifestaÃÃo de vida em um ambiente virtual. Entretanto, mesmo envolvendo pesquisa em diferentes Ãreas, tais como biomecÃnica, robÃtica, dinÃmica, inteligÃncia artificial e otimizaÃÃo, e sendo bastante incent
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 30/07/2012
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6. COMPOSIÇÃO MULTIMODAL DE NARRATIVAS DIGITAIS: um estudo sobre processos e estratégias de produção / MULTIMODAL COMPOSITION OF DIGITAL NARRATIVES: a study on processes and production strategies
O estudo investiga os processos de composição de redatores em narrativas digitais multimodais. Os textos foram construídos em slides, utilizando uma ferramenta de livre acesso (BrOffice Impress), durante duas oficinas pedagógicas dirigidas a estudantes do ensino médio, realizadas numa escola estadual de ensino profissional do município de Horizonte, Ce
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 28/03/2012
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7. Desenvolvimento de equipamento de simulação e calibração para aplicações automotivas embarcadas / Simulation and calibration equipment development for embedded automotive application
Apresenta-se a aplicação do projeto metodológico no desenvolvimento de uma maleta para calibração e simulação de sensores em campo (SimuCal®). Este produto passou por todas as etapas do projeto de um produto novo: desenvolvimento, planejamento e aplicação, projeto conceitual e, finalmente, projeto do produto. A metodologia de projeto axiomático fo
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 02/03/2012
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8. Uma abordagem para a melhoria do processo de ensino-aprendizagem em desenho técnico utilizando métodos e técnicas da computação / An approach for improvement of teaching and learning in technical drawing using computer methods and techniques
Novos paradigmas educacionais surgem para atender uma nova sociedade tecnológica e requerem a inserção de novas práticas curriculares e metodologias inovadoras. Novas mídias e novas tecnologias da informação e da comunicação são inseridas no meio acadêmico levando a uma reflexão sobre as práticas pedagógicas utilizadas e a efetividade das mesma
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 12/01/2012
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9. Donatus: uma interface amigável para o estudo da sintaxe formal utilizando a biblioteca em Python do NLTK
Este trabalho objetiva, primeiramente, evidenciar a utilidade da CFG e da FCFG no estudo da sintaxe formal. A aplicação de parsers baseados nesses formalismos na análise de um corpus pode revelar consequências de uma dada análise que de outro modo passariam despercebidas. O NLTK é uma caixa de ferramentas para o PLN em Python que possibilita a constru�
Alfa, rev. linguíst. (São José Rio Preto). Publicado em: 2012-12
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10. The development of graphic representations in educative software to facilitate meaningful and collaboratively the construction of the mathematical functions concept / O desenvolvimento de representaÃÃes grÃficas em software educativo para facilitar significativa e colaborativamente a construÃÃo do conceito de funÃÃes matemÃticas
As aplicaÃÃes das funÃÃes matemÃticas na vida cotidiana das pessoas tÃm uma relevÃncia por ser um assunto de amplo espectro interdisciplinar, permeando vÃrias Ãreas do conhecimento. No entanto, professores e alunos desenvolvem uma abordagem no processo de ensino e de aprendizagem desse conteÃdo de forma instrucionista e assimilada de forma mecanica
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 09/12/2011
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11. WEBLAB com plantas reais para o ensino de engenharia de controle
Este trabalho apresenta a proposta e uma implementação de uma arquitetura genérica de WEBLAB a ser usada para o ensino de engenharia de controle. O WEBLAB proposto tem como objetivo a execução remota de um experimento de controle em malha fechada de uma planta real usando tecnologia Internet, hardware de baixo custo e software de código-aberto e livre.
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 06/12/2011
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12. Adequação de um framework para suportar realidade virtual em dispositivos móveis / A Framework for 3D Scenes manipulation on mobile devices
Diante das inovações tecnológicas proporcionadas pelo novo paradigma da Computação Móvel, há, cada vez mais, um ambiente propício ao desenvolvimento de software para os mesmos. Grandes dificuldades são encontradas no desenvolvimento de interfaces amigáveis para dispositivos com telas pequenas (Abreu 2005). Pressman (Pressman 2006) considera o proje
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 25/11/2011