The development of graphic representations in educative software to facilitate meaningful and collaboratively the construction of the mathematical functions concept / O desenvolvimento de representaÃÃes grÃficas em software educativo para facilitar significativa e colaborativamente a construÃÃo do conceito de funÃÃes matemÃticas

AUTOR(ES)
FONTE

IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia

DATA DE PUBLICAÇÃO

09/12/2011

RESUMO

As aplicaÃÃes das funÃÃes matemÃticas na vida cotidiana das pessoas tÃm uma relevÃncia por ser um assunto de amplo espectro interdisciplinar, permeando vÃrias Ãreas do conhecimento. No entanto, professores e alunos desenvolvem uma abordagem no processo de ensino e de aprendizagem desse conteÃdo de forma instrucionista e assimilada de forma mecanicamente. Os indicadores da educaÃÃo pÃblica no Estado do Cearà revelam que muitos alunos concluem o ensino mÃdio com dificuldades de aprendizagens de funÃÃes, especificamente de funÃÃes polinomiais quadrÃtica, tanto no aspecto algÃbrico como na construÃÃo de sua representaÃÃo grÃfica. A presente pesquisa investiga de que modo o desenvolvimento de representaÃÃes grÃficas, atravÃs do uso de um software educativo, efetivado por alunos do ensino mÃdio durante o percurso de uma prÃtica pedagÃgica, pode facilitar a construÃÃo do conceito de funÃÃes polinomiais matemÃticas. Para a realizaÃÃo da investigaÃÃo, articulamos o uso operacional e pedagÃgico do software educativo Winplot e o processo de ensino e de aprendizagem de funÃÃes junto aos alunos participantes da pesquisa, que à predominantemente embasada na teoria da aprendizagem significativa de Ausubel, nos mapas conceituais de Novak e na proposta construtivista da espiral da aprendizagem de Valente. Assim, partimos para uma aÃÃo pedagÃgica, que foi concebida e desenvolvida junto a um grupo de 15 alunos dos 3 anos do Ensino MÃdio, de uma escola da rede estadual de ensino, localizada no municÃpio de Beberibe, Ce. Para proceder ao desenvolvimento da prÃtica pedagÃgica, o professor-pesquisador adotou uma abordagem de pesquisa qualitativa, exploratÃria e pesquisa-aÃÃo. Para efetivar a prÃtica pedagÃgica da pesquisa, realizamos sete encontros, subdivididos em duas etapas, totalizando 21 horas-aula, sendo a primeira para promover a adaptaÃÃo e motivaÃÃo dos alunos, aplicaÃÃo da entrevista e do questionÃrio que objetivava diagnosticar os conhecimentos prÃvios dos mesmos. A segunda etapa visava a realizaÃÃo de aulas para revisar conhecimentos prÃvios, discutir aspectos ligados à metodologia de aprendizagem colaborativa e aplicaÃÃo do software Winplot para trabalhar a construÃÃo da representaÃÃo grÃfica de funÃÃes junto aos alunos, quando foi utilizado o questionÃrio da segunda etapa. Tal estratÃgia possibilitou o estabelecimento de trabalho colaborativo entre grupos de alunos e o professor-pesquisador, de modo a incentivar e promover o processo de interaÃÃo do aluno com o computador, atravÃs de ciclos de aÃÃo, reflexÃo, depuraÃÃo e nova-aÃÃo. Analisando os resultados coletados dos questionÃrios, constatamos indÃcios de avanÃos na aprendizagem dos alunos na construÃÃo de conhecimentos 24 significativos, como tambÃm a consolidaÃÃo de situaÃÃes de aprendizagem, quando estes utilizaram o software Winplot. ConcluÃmos haver indÃcios que a prÃtica desenvolvida com o uso pedagÃgico do computador possibilitou aos alunos desenvolverem uma compreensÃo mais facilitadora e motivadora do conceito de funÃÃo polinomial, com Ãnfase nas representaÃÃes grÃficas, o que incentivou a capacidade criativa, colaboraÃÃo, reflexÃo e os estimulou para desenvolverem novas habilidades, favorecendo o estabelecimento de um processo educacional construtivista com o uso do computador.

ASSUNTO(S)

matematica

Documentos Relacionados