Cinema Linguagem Teses
Mostrando 13-24 de 31 artigos, teses e dissertações.
-
13. Uma nova versão: análise dos Elementos de Ficção Presentes nos Cinejornais de João Gonçalves Carriço
O estudo aqui proposto visa verificar a construção de personagens políticos nos documentários e cinejornais apresentados pelo cineasta mineiro João Gonçalves Carriço no período de 1930 a 1950. A pesquisa pretende identificar o caráter ficcional das produções do diretor e mostrar quando a câmera da Carriço Film pretende criar um clima de projeç�
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 30/11/2009
-
14. Cortázar : cinema e performance em Um tal Lucas: cinema e performance em Un tal Lucas
Este estudo aborda as relações entre literatura, cinema e performance em Un tal Lucas , de Julio Cortázar. Para tanto, utilizamos os conceitos de montagem clássica e montagem intelectual, bem como de seus recursos, de performance, performer e texto performático. São destacados momentos da vida do escritor que subsidiam suas posturas ideológicas, visan
Publicado em: 2009
-
15. A palavra-buraco: bordaduras em torno de Marguerite Duras
A vasta obra de Marguerite Duras, que transita entre a literatura e o cinema, entre relatos autobiográficos e ficção, expõe sua maneira de tratar a linguagem, através do que se pode nomear de escrita feminina, isto é, uma escrita que comporta e pressupõe a incompletude, as falhas, a falta de linearidade, os buracos e os vazios. A partir de três livro
Publicado em: 2009
-
16. Urdidura fílmica na trama literária :: os romances de Chico Buarque e as adaptações cinematográficas de "Estorvo" e "Benjamim"
Os desdobramentos da obra de Chico Buarque evidenciam sua vasta experiência com diversas manifestações artísticas: música, teatro e ficção. Sua obra ficcional exibe um entrelaçamento de diversas mídias, artísticas e não-artísticas, dentre as quais a TV, a fotografia, a música e especialmente o cinema, revelando uma linguagem fortemente cinematog
Publicado em: 2008
-
17. A adaptação fílmica e as três dimensões da tradução intersemiótica: a representação dos Evangelhos no filme "A Paixão de Cristo"
Esta pesquisa tem como objetivo analisar a representação dos Evangelhos no filme "A Paixão de Cristo", de Mel Gibson. Para tanto, o estudo sustenta-se sobre a semiótica de Charles Sanders Peirce, observando-se três dimensões da adaptação fílmica: estérica, transpositiva e contextual. Atentando-se às semioses que se desenvolvem entre o texto escrit
Publicado em: 2008
-
18. The representation of thought in Circe :: from James Joyce s Ulisses to Sean Walsh s Bloom
Bloom , Sean Walsh s filmic adaptation of James Joyce s Ulysses , brings to screen Leopold Bloom s, Stephen Dedalus , and Molly Bloom s representation of thought. Relying on Robert Humphrey s theory of stream of consciousness in literature and Haim Callev s theory of stream of consciousness on screen, the present research aims at analyzing the tools used by
Publicado em: 2008
-
19. The hybrids narrators of Memorias da Emilia / Os narradores hibridos de Memorias da Emilia de Monteiro Lobato
O livro Memórias da Emília de Monteiro Lobato, publicado pela primeira vez em 1936, e rico em questões filosóficas, destacou-se entre os demais livros do Sítio do Picapau Amarelo. Pesquisando em trabalhos (livros, teses, artigos) de especialistas em Literatura e em Monteiro Lobato, comparando diferentes edições da obra e a considerando como integrante
Publicado em: 2008
-
20. Cinema e vídeo na obra de Guimarães Rosa: uma análise intersemiótica de "Cara-de-Bronze" e "Famigerado"
Análise das transposições realizadas, para o vídeo e para o cinema, do conto "Famigerado", de Guimarães Rosa, além da análise da narrativa "Cara-de-Bronze" enquanto texto transemiótico. Para este estudo foram utilizados, sobretudo, os conceitos de transcriação, de Haroldo de Campos, e de transtexutalidade, de Gerard Genette. Também foi feito um la
Publicado em: 2007
-
21. O cinema de Abbas Kiarostami: Entre a transparência e a auto-inquirição
This study is an approach to the work of the Iranian filmmaker Abbas Kiarostami. This approach is made through the analysis of some of his productions, especially in the period between Wheres my friends house? and The wind will carry us. Other films will eventually be requested in order to complement analysis. The study is separated in two parts. The first h
Publicado em: 2007
-
22. Pier Paolo Pasolini: O cinema como língua escrita da ação
Este trabalho, guiado pela perspectiva mais ampla dos estudos pasolinianos, tem por objetivo investigar a faceta teórica do cineasta italiano Pier Paolo Pasolini. Através do estudo de suas reflexões sobre a técnica audiovisual e sua prática cinematográfica, pretendemos verificar como os impasses por ele apontados desde o início da década de 1960 aind
Publicado em: 2007
-
23. Transtextualidade e dialogismo em Admirável Mundo Novo e Matrix
A adaptação fílmica tem encontrado na literatura sua parceria mais bem sucedida.Seu estudo, no entanto, durante décadas, se restringiu à análise essencialista acerca das especialidades de cada meio. Atualmente, a obra de Robert Stam, discutindo a teoria de transtextualidade delineada por Gérard Genette, oferece uma proposta diferente, ao abordar as po
Publicado em: 2007
-
24. Bufo &Spallanzani diálogo: literatura e cinema
Esta pesquisa propõe uma análise do filme Bufo &Spallanzani (2001), de Flávio Tambellini, com o objetivo de investigar como se dá o diálogo entre o livro e sua adaptação fílmica. O fio condutor deste estudo doi o caráter auto-reflexivo do gênero policial e sua influência na construção de uma narrativa metaficcional, seja literária ou fílmica.
Publicado em: 2007