Pier Paolo Pasolini: O cinema como língua escrita da ação
AUTOR(ES)
Adao Fernandes da Silva
DATA DE PUBLICAÇÃO
2007
RESUMO
Este trabalho, guiado pela perspectiva mais ampla dos estudos pasolinianos, tem por objetivo investigar a faceta teórica do cineasta italiano Pier Paolo Pasolini. Através do estudo de suas reflexões sobre a técnica audiovisual e sua prática cinematográfica, pretendemos verificar como os impasses por ele apontados desde o início da década de 1960 ainda dominam a sociedade. Discorrer acerca de certas marcas dessas reflexões é o objetivo deste trabalho que se desenvolve em duas partes: a primeira trata das concepções teóricas de Pasolini; a segunda da prática desta teoria - a obra do próprio Pasolini. A pesquisa permitiu a elaboração de algumas considerações que mostram a pertinência e atualidade do pensamento de Pasolini sobre questões relacionadas à Semiótica, à Teoria do cinema e de sua própria produção cinematográfica.
ASSUNTO(S)
teses eba. teoria cinematográfica teses. linguagem cinematográfica teses. pasolini, pier paolo, 1922-1975 crítica e interpretação teses. arte teses semiologia (cinema) teses.
ACESSO AO ARTIGO
http://hdl.handle.net/1843/JSSS-7WNG5YDocumentos Relacionados
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