Estudo sobre dietas à base de sorgo-soja, enriquecidas com caseÃna+lactose isoladas, destinadas a leitÃes desmamados / Research on weaned pig diets based on sorghum-soybean meal, with isolated casein + lactose.

AUTOR(ES)
FONTE

IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia

DATA DE PUBLICAÇÃO

26/02/2009

RESUMO

O ensaio foi realizado no Setor de Suinocultura do Centro de CiÃncias AgrÃrias do Departamento de Zootecnia da Universidade Federal do CearÃ, com o objetivo de avaliar o desempenho zootÃcnico, os indicadores do metabolismo do nitrogÃnio, o bem-estar animal e o custo de produÃÃo de leitÃes no prÃodo de creche, submetidos a dietas à base de sorgo-soja enriquecidas com caseÃna + lactose isoladas. O experimento teve a duraÃÃo de 42 dias, sendo dividido em duas fases experimentais, a saber: fase 1(21-42 dias) e fase 2 (42 a 63 dias). Foram utilizados 40 animais de linhagem comercial, desmamados com idade aproximada de 21 dias, apresentando um peso mÃdio de 4,76kg. O delineamento experimental utilizado foi em blocos ao acaso, com 4 tratamentos e 5 repetiÃÃes, apresentando 2 animais por repetiÃÃo. Foi realizado um desdobramento fatorial 2X2, sendo 2 cereais energÃticos (milho e sorgo) e 2 suplementos lÃcteos (leite desnatado em pà e caseÃna + lactose). A comparaÃÃo entre as mÃdias foi realizada pelo teste de Duncan a 5%. As dietas experimentais foram isoenergÃticas, isoprotÃicas e isonutrientes para lisina e met+cis. Na fase 1 foi utilizado 21 % de PB e 3350 kcal de EM ⁄ kg. e na fase 2, 18,5 % de PB e 3250kcal de EM ⁄ kg. As dietas experimentais foram em nÃmero de 4 por fase, da seguinte forma: T1 (milho +LDP), T2 (milho+caseÃna +lactose), T3 (sorgo+LDP) e T4 (sorgo+caseÃna+lactose). Foi concluÃdo que a substituiÃÃo do milho pelo sorgo granÃfero e a inclusÃo da lactose + caseÃna à viÃvel quanto ao desempenho zootÃcnico. A utilizaÃÃo do sorgo e da caseÃna+lactose nas dietas para leitÃes desmamados nÃo ocasionou diferenÃas significativas para os indicadores do metabolismo do nitrogÃnio nas duas fases experimentais. Os tratamentos nÃo influenciaram os indicadores do bem-estar animal. NÃo foram registradas interaÃÃes significativas (P>0,05) entre os alimentos energÃticos e os alimentos lÃcteos, nas fases 1 e 2 do perÃodo de creche, para o desempenho zootÃcnico e para os indicadores do bem-estar animal. A melhor resposta econÃmica para a produÃÃo de leitÃes no perÃodo de creche foi obtida com a dieta contendo sorgo + caseÃna +lactose (T4).

ASSUNTO(S)

zootecnia bem-estar animal caseÃna+lactose custos de produÃÃo dietas desempenho zootÃcnico leitÃes desmamados metabolismo do nitrogÃnio sorgo animal performance animal well-being casein + lactose diets nitrogen metabolism production cost sorghum weaned pigs suÃno - alimentaÃÃo e raÃÃes suÃno - nutriÃÃo nutriÃÃo animal

Documentos Relacionados