Tragedia Antiga
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1. A filosofia em cena: crítica e afirmação da teatralidade em Nietzsche
Resumo O propósito deste artigo é mostrar a contribuição de Nietzsche à revolução nas práticas da encenação que ocorreram no Século XX, bem como sua relevância como crítico apaixonado pelo potencial de uma forma de arte que ele sentia que era interpretada em sua época de forma diminuída. A partir de seu estudo do teatro grego na obraO nascimen
Cad. Nietzsche. Publicado em: 2020-08
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2. LEGITIMAÇÃO SOCIAL EM TEXTOS LITERÁRIOS: STATUS E ETICIDADE NA DRAMATURGIA TRÁGICA OCIDENTAL
RESUMO: Este artigo revisita a dramaturgia trágica ocidental sob a perspectiva da legitimação social. Analisando períodos distintos dessa tradição teatral, evidencia-se como a relação entre status social e ethos heroico regula o universo dramático, modelando efeitos estéticos, éticos e políticos condizentes com as distintas “estruturas de senti
Cad. CEDES. Publicado em: 2018-08
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3. TRAGIC POETICS: RUPTURE ON THE HARMONIC AGON OF THE COSMOS OR THE TIME OUT OF JOINT / POÉTICA TRÁGICA: RUPTURA NO AGON HARMÔNICO DO COSMOS OU O TEMPO FORA DO EIXO
A presente tese de doutorado tem como tema a tragédia grega da antiguidade clássica, pensada em seu contraste com a tragédia do Renascimento ou primórdios da era moderna. Focado nas obras Édipo Rei, de Sófocles, e Hamlet, Príncipe da Dinamarca, de William Shakespeare, este estudo pretende tratá-las, respectivamente, no contexto histórico e filosófi
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 07/08/2012
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4. Mito e absurdo no moderno drama francês e em Nelson Rodrigues
O presente trabalho tem o objetivo de investigar, num primeiro momento, como se produzem novos sentidos através da utilização dos mitos gregos no drama francês da época entreguerras e do período em que a França esteve sob a Ocupação alemã devido aos acontecimentos da Segunda Guerra Mundial. O objeto de pesquisa são as peças míticas de Jean Girau
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 26/01/2012
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5. Enganos, enganadores e enganados no mito e na tragédia da Eurípides / Deceptions, deceivers and deceived in Myth and Euripides tragedy
O engano, enquanto reflexo da realidade, está representado em diversos gêneros literários e na literatura de várias épocas. Este trabalho analisa, primariamente, os antecedentes míticos, o léxico e a estrutura dramática dos enganos mencionados ou encenados em todas as tragédias conhecidas de Eurípides, completas ou fragmentárias. Precede a anális
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 05/08/2011
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6. Contorções do trágico na peça Dorotéia, de Nelson Rodrigues
Este trabalho busca vislumbrar o trágico na peça Dorotéia (1949), de Nelson Rodrigues, partindo da explanação sobre como tal aspecto se configura como recorrência no teatro rodrigueano. Objetivou-se verificar como se processa essa tragicidade, em relação a uma tradição dramática a qual a peça acolhe e repele, teatralizando as contorções do trá
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 30/05/2011
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7. Sobre o duplo como categoria mental na Grécia Antiga
The research aims to recollect and study the term eidolon and its releated oneiros, skia, and phasma, such as comprehend the phenomenons that signifies, in the ambit of the ancient Greeks texts, placed between the period known as archaic and the time of tragedies, by selected passages of Homer, Hesiod, Aeschylus, Sophocles and Euripide. The task is to study
Publicado em: 2010
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8. Pode ser a Gota Dágua: em cena a tragédia brasileira da década de 1970
A PESQUISA buscou construir um diálogo entre Arte e Sociedade, partindo da reflexão dos textos dramáticos Medéia de Eurípides (431 a. C.), Medéia de Oduvaldo Vianna Filho (1972), e Gota Dágua de Chico Buarque e Paulo Pontes (de 1975), compreendendo de que forma a idéia de tragédia se resignifica com o movimento de dois tempos históricos diferentes:
Publicado em: 2009
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9. O sentido educativo do mito na formação do homem grego / The educational meaning of myth in the formation of Greek man
Esta dissertação insere-se na linha de pesquisa Cultura e processos educacionais e discute o sentido do mito na formação do homem grego. Os mitos estão presentes na Grécia Antiga tornando-se elemento formador de toda uma geração desde Homero ao período clássico. De cunho essencialmente bibliográfico, teórico no sentido grego do termo, este trabal
Publicado em: 2009
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10. O sentido educativo do mito na formação do homem grego / The educational meaning of myth in the formation of Greek man
Esta dissertação insere-se na linha de pesquisa Cultura e processos educacionais e discute o sentido do mito na formação do homem grego. Os mitos estão presentes na Grécia Antiga tornando-se elemento formador de toda uma geração desde Homero ao período clássico. De cunho essencialmente bibliográfico, teórico no sentido grego do termo, este trabal
Publicado em: 2009
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11. Direito e literatura: a compreensão do direito como escritura a partir da tragédia grega
A presente dissertação tem por objetivo a afirmação do Direito como escritura, que é ao mesmo tempo transgressora e conservadora da tradição jurídica. Para tanto, parte-se da aproximação do direito à literatura, investigando-se, mais precisamente, as relações que se estabelecem entre a tragédia grega e o direito. Nessa senda, investiga-se o pan
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 29/10/2008
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12. Poetica de Aristoteles : tradução e notas
O presente trabalho consiste numa tradução da Poética de Aristóteles, acompanhada do texto grego e notas. A poesia sempre teve papel predominante na cultura grega antiga. Conduta moral e religiosa, por exemplo, tinham suas regras ? mesmo se criticadas por alguns ? estabelecidas nos poemas homéricos. Ao contrário de seu mestre Platão, que excluía a po
Publicado em: 2006