Pode ser a Gota Dágua: em cena a tragédia brasileira da década de 1970

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DATA DE PUBLICAÇÃO

2009

RESUMO

A PESQUISA buscou construir um diálogo entre Arte e Sociedade, partindo da reflexão dos textos dramáticos Medéia de Eurípides (431 a. C.), Medéia de Oduvaldo Vianna Filho (1972), e Gota Dágua de Chico Buarque e Paulo Pontes (de 1975), compreendendo de que forma a idéia de tragédia se resignifica com o movimento de dois tempos históricos diferentes: a Grécia antiga e o Brasil da década de 1970. Trata-se de duas reapropriações trágicas brasileiras da peça de Eurípides, com o intuito de construir uma fundamentação crítica acerca do milagre econômico da ditadura militar, seu autoritarismo, e a dinâmica de um sistema capitalista que impunha cada vez mais a desigualdade social. Os escritos das obras foram analisados, juntamente aos versos e canções de Gota Dágua objeto principal deste trabalho. O teatro musical brasileiro do período ditatorial foi levado em consideração para a abordagem da peça, além do desenvolvimento de seu espetáculo dos anos de 1975 à 1977 pelo diretor Gianni Ratto, no Rio de Janeiro e em São Paulo. Compreendeu-se a trajetória profissional dos autores, de Vianinha e de Ratto para localizar suas idéias estéticas e políticas durante esse momento histórico. Para investigar a encenação, o programa da peça e as fotografias do espetáculo foram pontos relevantes na pesquisa. Da mesma maneira, foi necessária um exame categórico sobre a avaliação que os críticos tiveram de Gota Dágua, apontando suas visões acerca de um teatro efetivamente engajado para o período, sustentando um posicionamento de que a encenação da peça representou àquilo que eles denominariam de comercial; um teatrão, e, por isso, apenas empresarial, visto que foi realizado em grandes salas de espetáculos. Na historiografia do teatro brasileiro, mesmo tendo sucesso de público, esta obra ficou marcada como reprodutora do discurso do poder e do governo para muitos intelectuais.

ASSUNTO(S)

encenação/recepção the 1970s buarque, chico, 1944 - gota dágua - crítica e interpretação ditadura militar pontes, paulo, 1940- 1976 - gota dágua - crítica e interpretação historia military dictatorship década de 1970 history/theater vianna filho, oduvaldo, 1936- 1974 - medéia - crítica e interpretação greek tragedy/brazilian tragedy tragédia grega/brasileira história e teatro - brasil gota dágua staging/reception

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