Teatro De Rua
Mostrando 1-12 de 31 artigos, teses e dissertações.
-
1. Saúde mental, arte e desinstitucionalização: um relato estético-poético-teatral de uma ocupação da cidade
Resumo Objetivou-se relatar a experiência de uma produção estética, poética e teatral de ocupação da cidade a partir de um dispositivo da Rede de Atenção Psicossocial, com vistas a oferecer espaço de sociabilidade, produção e intervenção cultural. Trata-se de um relato de experiência a partir do Centro de Convivência e Cultura (CECCO) de Nata
Ciência & Saúde Coletiva. Publicado em: 2022
-
2. Modos de consumir como expressões de modos de viver
Resumo Neste artigo, apresentamos uma pesquisa cartográfica na qual se articularam modos de vida e modos de consumir. Foram acompanhados quatro grupos com modos de vida e trabalho alternativos aos massificados: um grupo que faz teatro de rua, uma cooperativa de ciclistas que presta serviço de entregas, uma cooperativa de consumo integrada por camponeses as
Fractal, Rev. Psicol.. Publicado em: 23/09/2019
-
3. A RUA COMO PALCO: ARTE E (IN)VISIBILIDADE SOCIAL
Resumo O fenômeno da população em situação de rua e sua (in)visibilidade é uma construção social composta por processos que se cruzam e se intensificam mais ou menos em determinados momentos históricos. Este artigo objetiva apresentar a pesquisa de iniciação científica, fomentada pela FAPESP, que investigou os entrecruzamentos entre as artes e os
Psicol. Soc.. Publicado em: 10/07/2017
-
4. Experiências Teatrais de Grupo na Ocupação do Espaço Urbano em Porto Alegre
Resumo: O artigo enfoca aspectos do teatro de grupo que se faz na rua, na cidade de Porto Alegre: suas motivações, condições e relações estabelecidas como consequência da ocupação do espaço urbano por meio de espetáculos. Através de análises de discursos de representantes de cinco grupos de teatro de Porto Alegre (coletados através de um semin�
Rev. Bras. Estud. Presença. Publicado em: 25/07/2016
-
5. Teatro sem arquitetura: as Brincadeiras do grupo Tá na Rua (1980-1983)
Este trabalho investiga o grupo teatral Tá na Rua nos primeiros anos de formação (1980 a 1983) com o objetivo de entender a elaboração e consolidação de uma identidade que se intitula popular. Com essa análise procuro desvelar o posicionamento político do grupo num debate que se inseri nas concepções de resistência cultural do pós-1964. Para tan
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 28/02/2012
-
6. O boi e a máscara: imaginário, contemporaneidade e espetacularidade nas brincadeiras de boi de São Caetano de Odivelas - Pará.
Esta tese tem como objeto de estudo a brincadeira de boi do município paraense de São Caetano de Odivelas. Investiga-se este fenômeno cultural, tradicional e contemporâneo para compreender a função da máscara, suas caracterizações e o comportamento corporal que ela estabelece nos brincantes, através dos personagens que ali se revelam. Aponta-se o m
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 25/08/2011
-
7. O tema no processo criativo da asmarias companhia de teatro
Inserida no contexto das ações educativas da Casa Renascer, entidade não-governamental, situada na cidade de Natal/RN, que tinha como finalidade principal o acolhimento de crianças e adolescentes do sexo feminino em situação de vulnerabilidade, esta investigação centra-se na descrição e análise do tema no processo criativo desenvolvido pela Asmari
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 11/04/2011
-
8. Teatralidade e processos criativos no espaço da cidade: experiências no Teatro Brasileiro Contemporâneo
Este estudo tem como objetivo a compreensão sobre a noção de teatralidade urbana dentro do contexto do teatro de rua nacional contemporâneo. São utilizadas como base as encenações Das Saborosas Aventuras de Dom Quixote de La Mancha e seu Escudeiro Sancho Pança - Um capítulo que poderia ter sido do grupo teatral Teatro que Roda (Goiânia/GO), Dar nã
Publicado em: 2011
-
9. Semiótica teatral : análise do espetáculo O vendedor de palavras
O projeto propõe-se a analisar o modo como os signos teatrais se organizam e se estruturam no processo de constituição de sentido do espetáculo de teatro de rua O vendedor de palavras, encenado pelo Grupo Mototóti no Parque da Redenção em Porto Alegre. O seu objetivo é observar o funcionamento do código teatral como conceito catalisador dos diversos
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 2011
-
10. A arte e a inclusão em EJA : projetos na Escola Municipal Porto Alegre/RS
O presente trabalho faz levantamento dos projetos que incluem a arte (música, teatro, artes visuais, dança) como metodologia para aprendizagem em outras áreas do conhecimento (ex. matemática, educação física) na Educação de Jovens e Adultos em situação de vulnerabilidade social. A pesquisa, que se realiza na Escola Municipal Porto Alegre, investig
Publicado em: 2011
-
11. FormaÃÃo teatral e o encantamento da ancestralidade africana â caminhos e encruzilhadas para uma formaÃÃo assentada na cultura de matriz afrodescendente: culto Egungun e maracatu de Fortaleza
Esta pesquisa centra-se na Ancestralidade Africana. Estruturada nesse conceito busca elencar possibilidades para uma formaÃÃo teatral que nÃo invisibilize o pertencimento Ãtnico dos afrodescendentes. Partindo de um reconhecimento da forÃa poÃtico-imagÃtica do Culto Egungun e de uma vivÃncia no Maracatu NaÃÃo BaobÃ, num bairro de Fortaleza, foi pos
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 26/05/2010
-
12. Between the body and the street : pathways to a theater / Entre o corpo e a rua : perccursos de um teatro
Esta pesquisa aborda, por meio do trabalho da Companhia do Miolo, experiências que visam refletir acerca da preparação do ator para a linguagem cênica de rua. As perguntas a que se tenta responder no decorrer do trabalho formularam-se a partir da pratica da pesquisadora e agora resultam no que se designou como percurso, visto tratar-se de uma abordagem h
Publicado em: 2010