O tema no processo criativo da asmarias companhia de teatro
AUTOR(ES)
Hélio Júnior Rocha de Lima
FONTE
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia
DATA DE PUBLICAÇÃO
11/04/2011
RESUMO
Inserida no contexto das ações educativas da Casa Renascer, entidade não-governamental, situada na cidade de Natal/RN, que tinha como finalidade principal o acolhimento de crianças e adolescentes do sexo feminino em situação de vulnerabilidade, esta investigação centra-se na descrição e análise do tema no processo criativo desenvolvido pela Asmarias Cia de Teatro, de 1993 a 2003, cujo processo culminou com a montagem do texto dramático, Mateus e Mateusa, de Qorpo-Santo. Nesta pesquisa é focalizado o percurso que a Cia de Teatro fez, tanto na sua pré-história (1993), com a prática de leitura e escrita dramática na elaboração de um material didático chamado de Cartilha das Invenções, como nos procedimentos teatrais com o teatro de rua e o teatro-fórum (1997 a 2000), até o reencontro em 2001 de sete adolescentes as quais articularam a última formação do grupo paralela com a montagem do texto de Qorpo-Santo (2002-2003). Problematiza-se, no desenvolvimento deste estudo, a evolução do processo criativo com base na temática institucional quando é indagado se é possível proporcionar momentos de experiências educativas através da forma tradicional do teatro, tendo como referência os temas intrínsecos nos textos dramáticos considerados clássicos. A reflexão sobre a questão atravessa a pesquisa nas suas descrições e análises e encontra, entre o passado e o presente, as indicações que levam à guisa de conclusão. A metodologia, pela qual se orienta a pesquisa, está baseada na arqueologia teatral (PAVIS, 2005), no paradigma indiciário (GINZBURG,1989) e nas experiências narradas segundo as abordagens de Benjamin (1985). Foram selecionados documentos em formatos de textos escritos, fotográficos e fílmicos, e identificado, nestes arquivos, marcas e pistas que fizeram perceber o tema no processo criativo da Asmarias Cia de Teatro durante os ensaios com o texto dramático, Mateus e Mateusa, de Qorpo-Santo. Nesta práxis teatral, situada na área da pedagogia do teatro, verifica-se que a temática atravessou as ações teatrais na Casa Renascer possibilitando a formação estética da cena numa perspectiva crítica da dimensão social e pessoal dos sujeitos envolvidos. O tema ganhou uma proporção significativa na atividade teatral como ponto de partida do processo criativo da Cia de Teatro, tomando forma artística na encenação teatral. Neste sentido, o processo criativo com o texto dramático, clássico, ganhou a dimensão educativa ao tratar o tema no movimento da arte dramática como foco de criação individual que se somou ao coletivo no universo interativo do jogo
ASSUNTO(S)
pedagogia do teatro processo criativo tema artes creative process pedagogy of the theatre theme
Documentos Relacionados
- Cartografia de um processo: o processo criativo do espetáculo Saga no Sertão da Farinha Podre do coletivo Teatro da Margem
- O processo criativo e reconhecimento epidemiológico da doença de Chagas no México
- O processo criativo: transformação e ruptura
- Processo criativo para o design virtual de embalagens
- Artes gráficas &computação no processo educativo: um método para estimular o senso criativo