Teatro sem arquitetura: as Brincadeiras do grupo Tá na Rua (1980-1983)
AUTOR(ES)
Renata Silva de Oliveira Galvão
FONTE
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia
DATA DE PUBLICAÇÃO
28/02/2012
RESUMO
Este trabalho investiga o grupo teatral Tá na Rua nos primeiros anos de formação (1980 a 1983) com o objetivo de entender a elaboração e consolidação de uma identidade que se intitula popular. Com essa análise procuro desvelar o posicionamento político do grupo num debate que se inseri nas concepções de resistência cultural do pós-1964. Para tanto, atenho-me ao roteiro do espetáculo as Brincadeiras, que foi construído para as apresentações de rua. Com essa pesquisa tentei visualizar e compreender o processo histórico impresso na composição artística do grupo dando luz as trajetórias de atores que se propuseram romper com o circuito do teatro das salas fechadas e inaugurar um teatro alternativo que remonta uma cultura popular no âmbito da busca incessante de se aproximar de um público alvo, e é reconhecido pelo grupo como o povo brasileiro.
ASSUNTO(S)
identidade política cultura popular teatro história historia teatro - aspectos políticos cultura popular identidade social politics popular culture theater history identity
ACESSO AO ARTIGO
http://www.bdtd.ufu.br//tde_busca/arquivo.php?codArquivo=4018Documentos Relacionados
- Museu Histórico em Campina Grande: ação político-cultural do patrimônio e da memória (1980-1983)
- Reflexões sobre os vinte anos de experiência do grupo de teatro Tá na Rua
- Habitação popular na arquitetura: paradigmas paulistas (1960-1975)
- Mudanças epistemológicas na arquitetura: entre arquivos, exposições e publicações
- Sustentabilidade e arquitetura: uma reflexão sobre o uso do bambu na construção civil