O boi e a máscara: imaginário, contemporaneidade e espetacularidade nas brincadeiras de boi de São Caetano de Odivelas - Pará.
AUTOR(ES)
Silvia Sueli Santos da Silva
FONTE
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia
DATA DE PUBLICAÇÃO
25/08/2011
RESUMO
Esta tese tem como objeto de estudo a brincadeira de boi do município paraense de São Caetano de Odivelas. Investiga-se este fenômeno cultural, tradicional e contemporâneo para compreender a função da máscara, suas caracterizações e o comportamento corporal que ela estabelece nos brincantes, através dos personagens que ali se revelam. Aponta-se o motivo da máscara, dessacralizado e inserido nas festas públicas, como artifício simbólico e lúdico a partir do qual a espetacularidade, o imaginário e a contemporaneidade articulam-se na formação da cena de rua. Os conceitos que alicerçam esta pesquisa trazem os suportes teóricos da Etnocenologia e da Fenomenologia. O olhar fenomenológico permite compreender o objeto do lugar que ele se apresenta e do ponto de vista de quem o descreve. A Etnocenologia investiga as práticas e comportamentos espetaculares de acordo com suas matrizes culturais e suas caracterizações estéticas. Assinala-se como procedimento metodológico a Etnometodologia, inspirada na Fenomenologia e suas técnicas de investigação do fenômeno in loco. A pesquisa de campo, de caráter etnográfico, desenvolveu-se entre maio de 2009 e junho de 2010, período que concentrou a maior parte das entrevistas e a coleta de material áudio visual. Durante a pesquisa de campo foram recolhidos relatos de pessoas que vivem em São Caetano de Odivelas e participam da brincadeira de boi. Entre os sujeitos entrevistados havia brincantes, participantes e criadores, totalizando um universo de vinte e duas entrevistas, dentre as quais dezessete narrativas foram transcritas e citadas nesta tese como fonte de informação e análise. A apreciação do material coletado baseou-se nos etnométodos como meio de interpretação das relações construídas entre os sujeitos, a cidade e a sua festa. Privilegiou-se a técnica de entrevistas de livre narrativa, que permite liberdade de fruição para as intervenções das memórias dos sujeitos. A observação da mascarada de rua de São Caetano de Odivelas concentrou-se em seus aspectos contemporâneos e estéticos, que embasaram as descrições dos personagens e seus caracteres plásticos e dramáticos, revelados nas falas dos brincantes como um modelo inscrito em seus corpos, parte de sua própria experiência estética, somada à memória social da cidade. Considera-se que a dimensão da máscara odivelense como objeto cênico integra-se a sua forma plástica, transformando-se em agente de criação e interpretação da brincadeira de rua e atuando na cultura local pela constante troca de conhecimento que envolve as gerações de brincantes.
ASSUNTO(S)
teatro máscara máscara corporal brincadeira de boi espetacularidade imaginário amazônico mask body mask ox playing amazonic imaginary spectacularity
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