Teatro De Rua
Mostrando 13-24 de 31 artigos, teses e dissertações.
-
13. Ói nóis aqui traveis : o teatro de rua, entre a resistência da cultura popular e a construção de uma nova narrativa teatral
Esta monografia tem como objeto a análise do grupo de teatro popular Tribo de Atuadores Ói Nóis Aqui Traveiz, a fim de identificar a sua relação com as características do teatro de rua como manifestação popular ou como expressão de uma nova narrativa teatral. Numa abordagem de pesquisa de cunho qualitativo, a investigação fundamentou-se numa revis
Publicado em: 2010
-
14. O ser e o fazer : os intelectuais e o povo no Recife dos anos 1960
A década de 1960 compõe um dos capítulos polêmicos e efervescentes da história da cidade do Recife em sua fase republicana. Várias iniciativas políticas e culturais têm lugar nesse cenáculo urbano, como o Cinema Novo, o Teatro de Rua, os Sindicatos, o Movimento de Educação de Base, as Associações de Bairro, as Praças de Cultura etc. Movimentos
Publicado em: 2010
-
15. Deslocamento e invasão: estratégias para a construção de situações de intervenção urbana
A presente pesquisa tem como focos principais analisar e descrever procedimentos estratégicos de invasão, ocupação e deslocamento, utilizados em intervenções urbanas realizadas por grupos políticos e, ou, artísticos, tais como: Black Block, Reclaim The Streets, H.I.J.O.S., Grupo Empreza e ERRO Grupo. Considerando as teorias de Richard Schechner e dos
Publicado em: 2009
-
16. Grupo Galpão: A arquitetura teatral e o lugar na construção do espaço cênico
Este trabalho pretende investigar a arquitetura teatral e o espaço cênico como elementos fundamentais no estabelecimento da linguagem teatral do Grupo Galpão, de Belo Horizonte, e de seu diálogo com o público. A partir dos conceitos de espaço e de lugar e das noções de arquitetura como espaço vivido pelo homem e de teatro como encontro, investigarem
Publicado em: 2009
-
17. O teatro nas ruas de Lages: reconstrução do imaginário cênico em espaços públicos - as experiências do Grupo Gralha Azul (1970) e do Grupo de Teatro Menestrel Faze-dô (1990)
through the analysis of its three key elements: the actor, the city and the audience. This paper proposes a recovering of the street theatre practice in Santa Catarina by researching the career of two local collectives: Grupo Gralha Azul and Grupo Menestrel Faze-dô, both from the city of Lages-SC. The work is divided in three chapters to present each group
Publicado em: 2009
-
18. Behold, the clown in the middle of the street : the itinerant clown and public space as territory for poetic play / Olha o palhaço no meio da rua : o palhaço itinerante e o espaço publico como territorio de jogo poetico
Esta dissertação é um convite deste acadêmico palhaço itinerante para que o leitor se vincule a um percurso vivido nas ruas de Campinas, com a companhia de um nariz vermelho, uma Mala de experienciações de atuação e uma Cuia de parceiros de reflexão. Com esse objetivo, o pesquisador escreve com a vivência artística na técnica que denomina "Palha
Publicado em: 2009
-
19. Complexidade, lugar e cultura: a arquitetura de Lina Bo Bardi como mediadora entre os sujeitos e suas manifestações
Esta dissertação se inicia a partir da identificação de uma excessiva especialização presente em grande parte da produção arquitetônica atual e da consequente necessidade de se buscar elementos que promovam o aumento da complexidade na arquitetura. No sentido de elencar premissas que possam atender ao incremento desta complexidade, foi escolhida par
Publicado em: 2009
-
20. Da rua ao picadeiro:Escola Picolino, arte e educação na performance do circo social.
The object of study of this dissertation is the Social Circus, a phenomenon in which the circus is used as a means for the formation, education and social inclusion. This practice appeared in the beginning of the nineties, being mainly proposed by Non Governmental Organizations. This practice that brought about a new circus organization providing the develop
Publicado em: 2009
-
21. O espaço do jogo: espaço cênico teatro contemporâneo
This study seeks to understand the production of contemporary scenic space by analysing forms of appropriation of urban space by artists and groups that have as a fundamental characteristic of their works not to use conventional spaces or institutionalized ones. Based on the concept of an urban theatre, it is the intention here to verify whether the theatric
Publicado em: 2008
-
22. "Casa Bailante, a direita o Teatro São Pedro. Embaixo: Rua Riachuelo. Demolido em 1924"
- Porto Alegre - Clubes e Sociedades - Praça da Matriz - Bairro Centro
Publicado em: 2007
-
23. "Uma casa em desmancho. Teatro monótono: 1992-2007. Ações poéticas no espaço urbano" / "Una casa en desguace. Teatro monótono: 1992-2007"
Com este Projeto denominado Uma casa em desmancho. Teatro monótono: 1992-2007, pretende-se perceber e identificar as atuais dimensões de espaço e tempo com a finalidade de estabelecer novas e profundas relações poético-visuais partindo do fenômeno da desconstrução-construção do acontecer total na estética do cotidiano. Apresento o Diário de pesq
Publicado em: 2007
-
24. A cultura do brincar : a infância contemporânea, o brincar e a cultura no espaço da cidade
O presente trabalho de pesquisa tem como eixos de reflexão a infância contemporânea, o brincar, a cultura e seus espaços na cidade. A partir da investigação acerca do brincar hoje, onde os jogos artificiais são considerados hegemônicos, realiza-se uma travessia por espaços da cidade reservados às crianças, onde múltiplas configurações revelam a
Publicado em: 2007