Teatralidade e processos criativos no espaço da cidade: experiências no Teatro Brasileiro Contemporâneo
AUTOR(ES)
Patricia Leandra Barrufi Pinheiro
DATA DE PUBLICAÇÃO
2011
RESUMO
Este estudo tem como objetivo a compreensão sobre a noção de teatralidade urbana dentro do contexto do teatro de rua nacional contemporâneo. São utilizadas como base as encenações Das Saborosas Aventuras de Dom Quixote de La Mancha e seu Escudeiro Sancho Pança - Um capítulo que poderia ter sido do grupo teatral Teatro que Roda (Goiânia/GO), Dar não dói, o que dói é resistir do grupo Tá Na Rua (Rio de Janeiro/RJ) e Mithologias do Clã do coletivo Falos &Stercus (Porto Alegre/RS). A pesquisa se dá a partir de estudo de campo e entrevistas aliados à bibliografia vigente. No decorrer do trabalho contextualizo a história das cidades, assim como suas utilizações teatrais, dos primórdios até a atualidade, afim de compreender o teatro de rua existente na contemporaneidade e o modo de criação cênica para esse espaço específico. Para tanto utilizo conceitos pertinentes a esta pesquisa com o intuito de entender a questão do fluxo, ambiente e outros usos que os cidadãos criam dentro do espaço urbano e que podem ser relacionados com a criação artística
ASSUNTO(S)
teatro de rua teatralidade espaço urbano cidade teatro brasileiro teatro brasil teatro street theater theatricality urban space city
ACESSO AO ARTIGO
http://www.tede.udesc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=2388Documentos Relacionados
- Cia. Stravaganza : um olhar sobre os processos criativos no teatro de grupo
- O espaço do jogo: espaço cênico teatro contemporâneo
- Experiências estéticas do futebol no cinema brasileiro contemporâneo
- Infância e cidade: os processos de socialização das crianças
- Drama e teatralidade: experiências com o professor no papel e o professor-personagem e suas possibilidades para o ensino do teatro na escola.