Representacao Cinematografica
Mostrando 1-12 de 82 artigos, teses e dissertações.
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1. NA MÁSCARA DE UM FILME DE ARTES MARCIAIS: UMA ADAPTAÇÃO CINEMATOGRÁFICA DO HAMLET DE WILLIAM SHAKESPEARE
Resumos O comunicado de imprensa do director chinês de cinema Feng Xiao Gang sobre The Banquet, em 2006, declara que é a primeira adaptação cinematográfica chinesa de Hamlet. Feng escolhe achinesar a peça, e entremear elementos culturais, enquadrando a peça em um filme chinês de artes marciais e aplicando a máscara Nuo chinesa e sua variação na in
Rev. Bras. Lit. Comp.. Publicado em: 2020-12
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2. Pina Bausch e Café Müller no Cinema: a mise-en-scène da copresença do corpo e dos olhos fechados
Resumo: O artigo pretende refletir sobre a questão da copresença do corpo dançante no excerto Café Müller, de Pina Bausch, sob o olhar cinematográfico de Wim Wenders em Pina (2011). Como ancoragem teórica, traz-se à cena o ensaísta e cineasta Jean-Louis Comolli ‒ mise-en-scène, representação, copresença ‒ e a filosofia do cinema da diferenç
Rev. Bras. Estud. Presença. Publicado em: 2018-09
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3. Serguei no México: Greenaway e a representação pós-moderna do artista queer
Resumo Em seu filme Que viva Eisenstein! (2016), o diretor britânico Peter Greenaway homenageia a figura de um importante pioneiro da linguagem cinematográfica, Serguei Eisenstein, centrando a narrativa na passagem do cineasta soviético pelo México. O filme traz uma reflexão sobre as opções estéticas do próprio Greenaway, que, ao longo de sua carrei
Ilha Desterro. Publicado em: 2017-04
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4. INFANCIA CLANDESTINA OU A VONTADE DA FÉ
Resumo Este artigo discute como o filme Infancia clandestina (2012), de Benjamín Ávila, marca uma virada na representação cinematográfica da ditadura de 1976-1983, na Argentina. Por um lado, este filme se distancia de trabalhos de ficção como La historia oficial, de Luis Puenzo, regulado pelo arquivo e pelas evidências testemunhais e documentais disp
Alea. Publicado em: 2015-12
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5. A identidade nacional na obra cinematográfica argentina de Libertad Lamarque
Neste artigo, propõe-se uma análise da forma como a identidade nacional argentina foi representada na obra cinematográfica de Libertad Lamarque. Essa artista recebeu, como cantora, o título de Reina del Tango e foi, também, a principal protagonista do cinema argentino dos anos 1930 e 1940. Sua trajetória artística na Argentina foi interrompida bruscam
Topoi (Rio J.). Publicado em: 2014-12
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6. A cortina rasgada: o cinema de Alfred Hitchcock e a teoria da imagem em Sigmund Freud
O presente trabalho parte da premissa de que o suspense, tal como representado na obra do cineasta Alfred Hichtcock, figurabiliza um modo de funcionamento do aparelho psíquico análogo àquele demarcado no modelo freudiano. Ao articular o cinema de Hitchcock à dimensão da imagem em Freud propõe evidenciar determinada autonomia do registro imagético na t
Psicol. clin.. Publicado em: 2014-12
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7. Roberto Farias e a lógica do duplo-pensar no caso da censura ao filme Pra frente, Brasil
A presente pesquisa busca discutir as relações entre censura e representação cinematográfica da ditadura civil-militar brasileira nos anos finais do regime, a partir do caso do filme Pra frente, Brasil, dirigido por Roberto Farias e lançado nos cinemas do país no início de 1983. Avalia-se até que ponto o modo representativo e o discurso político ad
Topoi (Rio J.). Publicado em: 2014-06
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8. REPRESENTAÇÃO SONORA ENTRE LITERATURA E CINEMA: a questão do ponto de escuta nas adaptações de Persuasão de Jane Austen
Explorar a representação sonora pela literatura e em adaptações de obras literárias para o cinema. Analisar a representação de ambientes sonoros, da relação dos personagens com tais ambientes e os processos de identificação entre espectador e personagem, especialmente pelas nuances possíveis do ponto de escuta. Entendemos neste artigo que analisa
Ilha Desterro. Publicado em: 2013-12
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9. O cinema e a imagem verdadeira
Este artigo procura analisar a questão ontológica no cinema conforme teorizada por André Bazin a partir de novas pesquisas em História da Arte desenvolvidas por Hans Belting. Com os escritos deste autor, veremos que a crença na imagem cinematográfica ultrapassa o suporte técnico e sua gênese mecânica, conforme colocava Bazin, e tem sua origem na cul
ARS (São Paulo). Publicado em: 2013-12
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10. Governo Lacerda versus Cinema Novo: a grande cidade como arena de debates simbólicos
A proposta do artigo é evidenciar o embate entre o Cinema Novo e o governo de Carlos Lacerda (1960-1965) em torno da representação cinematográfica do Rio de Janeiro. Recorre-se à análise de A grande cidade (Cacá Diegues, 1966) para, através dela, evidenciar a disputa entre a representação crítica da modernidade - pautada pelos pressupostos do cine
Estud. hist. (Rio J.). Publicado em: 2013-06
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11. Vidas desperdiçadas?: uma análise de Estamira, de Marcos Prado, e No quarto de Vanda, de Pedro Costa
Vanda e Estamira seriam apenas mulheres comuns, inseridas em universos sociais desfavorecidos e em vias de extinção. Mas, alçadas pelas mãos de cineastas, são transformadas em personagens de si mesmas e ganham o lugar que historicamente lhes foi sempre negado: o da fala. Ao mesmo tempo em que aproximam o real do representado essas docu-ficções convida
Estud. Lit. Bras. Contemp.. Publicado em: 2013-06
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12. "Realismo" e subalternidade na narrativa brasileira contemporânea: o caso de Tropa de elite
O artigo discute uma narrativa cinematográfica brasileira, Tropa de elite, de José Padilha, que tanta polêmica causou no país desde o seu lançamento. Para tentar compreender as forças de poder em jogo tanto na narrativa como na recepção do filme, busca-se contextualizar Tropa de elite em relação à cinematografia contemporânea hollywoodiana, a uma
Estud. Lit. Bras. Contemp.. Publicado em: 2013-06