Representacao Cinematografica
Mostrando 13-24 de 82 artigos, teses e dissertações.
-
13. Documentário, falso e ciência : ancoragens e decolagens / Documentary, mock and science : anchors and takeoffs
Essa pesquisa propõe uma investigação sobre o documentário audiovisual e sua interlocução com o conceito de "falso", a partir de alguns filmes que se utilizam de narrativas que mesclam "ficção" com "documentário". Ao final, há uma proposta de roteiro de um falso documentário cujo tema é a ciência, o terceiro elemento que dialoga com os conceitos
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 22/08/2012
-
14. Envelhecimentos e velhices: novos olhares sobre a representação do feminino em filmes brasileiros contemporâneos / Aging and old age: new perspectives on the representation of the feminine in contemporary Brazilian films
A partir da relação que se estabelece entre representação midiática e construção identitária, objetivou-se neste trabalho analisar a representação da velhice e do envelhecimento no cinema brasileiro, problematizando essa singularidade na construção cinematográfica da identidade de gênero. Reconhecendo o discurso patriarcal como prática hegemô
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 13/08/2012
-
15. Filmar as sensações: cinema e pintura na obra de Robert Bresson / Filming sensations: cinema and painting in the work of Robert Bresson
É sabido que antes de se consagrar ao cinema Robert Bresson se dedicou à pintura. Mas é talvez ainda mais significativo o fato de continuar a se definir como pintor, mesmo após ter trocado definitivamente o pincel pela câmera. No entanto, contrariando, a partir disso, uma expectativa natural, não é tarefa fácil identificar referências pictóricas em
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 07/08/2012
-
16. Imagem e imaginário dos vilões contemporâneos: o vilão como representação do mal nos quadrinhos, cinema e games
O presente estudo apresenta os vilões das histórias em quadrinhos, cinema e games nos meios de comunicação visual contemporâneos, através de um enfoque de suas imagens e imaginários na modernidade e, principalmente, na pós-modernidade. No estudo, as imagens destes vilões selecionados, são entendidas elementos da mídia e da comunicação visual, qu
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 29/05/2012
-
17. A representação da subjetividade no longa-metragem Joana / The representation of subjectivity in the feature film Joana
O argumento cinematográfico para um filme de longa-metragem ficcional é tema central da presente dissertação. Para tal, foi realizada uma pesquisa baseada em dois eixos. O primeiro, o tema do filme (a relação entre os universos feminino e masculino na faixa de meia-idade no Brasil urbano contemporâneo); o segundo, a abordagem cinematográfica (represe
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 14/10/2011
-
18. LEFT OF THE FATHER: FAMILY, NO REPRESENTATION AND SEXUALITY MOVIE LAVOURARCAICA / À ESQUERDA DO PAI: FAMÍLIA, REPRESENTAÇÃO E SEXUALIDADE NO FILME LAVOURARCAICA
André sai de casa para fugir da repressão paterna, mas, convencido por seu irmão mais velho Pedro, volta ao lar, trazendo toda a sua crítica contra aquela estrutura familiar posta. É a partir dessa inversão da parábola do Filho Pródigo que Luiz Fernando Carvalho realiza seu filme LavourArcaica, baseado no romance homônimo de Raduan Nassar. Ao tomar
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 08/04/2011
-
19. Identidade Cultural e Auto-Representação Cinematográfica Indígena Xavante / Cultural Identity and Native Xavante Cinematography Self-Representation
A pesquisa faz uma análise a respeito da Produção Cinematográfica dos índios Xavante do estado de Mato Grosso. Buscando entender expressões e visões nas quais os próprios indígenas se auto representam em suas produções visuais. O mundo contemporâneo possibilita o acesso a novas tecnologias de forma prática e dinâmica. Desse modo as culturas que
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 10/03/2011
-
20. Cultural Identity and Native Xavante Cinematography Self-Representation / Identidade Cultural e Auto-Representação Cinematográfica Indígena Xavante
A pesquisa faz uma análise a respeito da Produção Cinematográfica dos índios Xavante do estado de Mato Grosso. Buscando entender expressões e visões nas quais os próprios indígenas se auto representam em suas produções visuais. O mundo contemporâneo possibilita o acesso a novas tecnologias de forma prática e dinâmica. Desse modo as culturas que
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 10/03/2011
-
21. Ensaio sobre a ideia política : a cegueira da modernidade
Esta monografia estuda o discurso do filme “Ensaio sobre a cegueira”, do diretor Fernando Meirelles, e busca entender a metáfora e relacioná-la às políticas e à crise da modernidade. Desenvolve a reflexão sobre política e cinema, para a qual o debate é articulado em trabalhos de autores como Zygmunt Bauman e Jacques Aumont permitindo a compreens�
Publicado em: 2011
-
22. Pier Paolo Pasolini, l uomo arrabbiato : um percurso para o trágico / Pier Paolo Pasolini, l uomo arrabbiato : a route for the tragedy
Esta pesquisa tem como objetivo levantar e analisar os aspectos trágicos do drama cinematográfico de Pier Paolo Pasolini, através da análise da sua produção artística (documentários, ficções, teatro) e também da sua vida. O primeiro capítulo apresenta a biografia do poeta, da sua formação até o início da sua atividade cinematográfica. O segu
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 19/08/2010
-
23. Barravento, Orí e Santo Forte: representação das religiões afrobrasileiras no cinema / Barravento, Ori et Santo Forte représentation des religions afro-brésiliennes au cinéma
Este trabalho investiga os processos de representação das religiões afro-brasileiras, especialmente do Candomblé e da Umbanda no cinema, a partir dos filmes "Barravento (Glauber Rocha, 1962), "Orí" (Raquel Gerber, 1989) e "Santo Forte (Eduardo Coutinho, 1999). Considerando o papel da mídia e do cinema como principal matriz cultural das sociedades conte
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 16/03/2010
-
24. Tempo e montagem : do cinema ao imaginário e do imaginário ao cinema
Este trabalho tem como objetivo buscar a compreensão de como se dá a relação entre o tempo representado no cinema e o imaginário. As questões envolvendo o tempo são frequentes no cotidiano das pessoas e é o tempo também o objeto da manipulação da montagem cinematográfica. Levantando os recursos possíveis na montagem para a representação tempor
Publicado em: 2010