Roberto Farias e a lógica do duplo-pensar no caso da censura ao filme Pra frente, Brasil
AUTOR(ES)
Guedes, Wallace Andrioli
FONTE
Topoi (Rio J.)
DATA DE PUBLICAÇÃO
2014-06
RESUMO
A presente pesquisa busca discutir as relações entre censura e representação cinematográfica da ditadura civil-militar brasileira nos anos finais do regime, a partir do caso do filme Pra frente, Brasil, dirigido por Roberto Farias e lançado nos cinemas do país no início de 1983. Avalia-se até que ponto o modo representativo e o discurso político adotados por Farias são condicionados pelas pressões censórias existentes no período ou expressam meramente um posicionamento político do cineasta em questão.
ASSUNTO(S)
ditadura civil-militar brasileira censura cinema brasileiro resistência duplo-pensar.
Documentos Relacionados
- Do Milagre à Abertura: aspectos do regime militar revisitados através de uma análise do filme Pra frente Brasil
- 80 anos do Serviço Social no Brasil: a certeza na frente, a história na mão
- UM PASSO À FRENTE, DOIS ATRÁS: NOTAS CRÍTICAS A “ESTADO, DESIGUALDADE E CRESCIMENTO NO BRASIL”, DE ARMINIO FRAGA
- Um passinho à frente, por favor...
- Os destinos da SBEM: olhando prá trás... e prá frente