Pirandello
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1. A Dramaturgia como Fonte para uma História da Iluminação Cênica: Pirandello capocomico iluminador
Resumo: O presente artigo, na proposta de uma história do pensamento sobre o fazer da iluminação cênica moderna, debruça-se sobre o contexto da cena moderna italiana do início do século XX, utilizando-se da dramaturgia metateatral de Luigi Pirandello como fonte documental para a história do teatro. Assim, trata inicialmente das questões metodológic
Rev. Bras. Estud. Presença. Publicado em: 09/09/2019
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2. Para um Teatro Performativo em Pirandello: um breve diálogo com Deleuze e o teatro da repetição
RESUMO Este artigo é o resultado de pesquisa prática no campo das artes cênicas, com ênfase nos processos e resultados artísticos alcançados nos estudos de cena pirandellianos. Na busca de uma teatralidade construída a partir do cruzamento entre teatro e performance, investiga-se a dramaturgia do autor italiano a partir de seu nó principal: a constat
Rev. Bras. Estud. Presença. Publicado em: 2014-12
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3. As máscaras em Luigi Pirandello: aproximações pontuais com Nietzsche
In this dissertation, we will analyze the work of Luigi Pirandello and his involvement with the masks problematic having as horizon possible similarities and differences with the writings of philosopher Friedrich Nietzsche. Being this objective of the present work, we will try to draw a parallel, initially between the ancient tragedy and modern, reflecting t
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 21/09/2012
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4. Pirandello e a experência com a modernidade: Uno, nessuno e centomila / Pirandello and the modernity experience: Uno, nessuno e centomila
O objetivo principal da presente pesquisa é analisar o livro Uno, nessuno e centomila, de Luigi Pirandello, como um romance-manifesto constituído por um narrador-personagem imerso na experiência da modernidade. Vitangelo Moscarda é um sujeito que vive acomodado na sua condição, até o dia em que a mulher lhe aponta um defeito presente em seu rosto: o n
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 08/03/2012
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5. Luigi Pirandello: tensÃes e conflitos em Um, nenhum e cem mil / Luigi Pirandello, the tensions and conflicts in Um, nenhum e cem mil
Esta pesquisa, intitulada Luigi Pirandello: TensÃes e Conflitos em Um, nenhum e cem mil (1926), pretende discutir como o escritor italiano Luigi Pirandello (1867-1936) participou das tensÃes sociais de sua Ãpoca, como se deram seus deslocamentos geogrÃficos, que implicam em relacionar o autor ao processo histÃrico de seu tempo; sua formaÃÃo intelectua
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 03/05/2011
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6. Noel Rosa: o humor na canção / Noel Rosa: the humor in song
Esta pesquisa trata de analisar parte da obra humorística do compositor Noel Rosa, considerada um dos paradigmas do gênero canção no Brasil. Além de contribuir, juntamente com compositores contemporâneos, para criar o formato da canção popular tal como é conhecido até hoje, Noel Rosa inaugurou um paradigma poético construído em sua singularidade,
Publicado em: 2010
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7. Projeto comédia popular brasileira da Fraternal Campanha de Artes e Malas-Artes (1993-2008): trajetória do ver, ouvir e imaginar
O principal objetivo do presente trabalho é registrar e compreender a trajetória do Projeto Comédia Popular Brasileira (CPB) e, consequentemente, da Fraternal Companhia de Arte e Malas-Artes por meio das personagens criadas durante 15 anos de pesquisa estética (1993-2008). São objetos de análise os projetos específicos desenvolvidos a cada fase do Projeto CPB, suas respectivas peças e espetáculos, concepções de personagens, o trabalho e formação dos atores e a relação estabelecida com o alvo principal de sua vida teatral: o público. Em sua primeira fase (1993-1997) - VER, a Fraternal cria personagens-tipo brasileiras, influenciada pelos comediógrafos Martins Pena, Artur Azevedo e Ariano Suassuna, retomando o diálogo com os tipos fixos da commedia dell´arte. Na segunda fase (1998-2001) - OUVIR, as personagens-tipo cedem o protagonismo às personagens inspiradas nas festas populares medievais, pautadas no estudo teórico de Mikhail Bakhtin. E, na terceira fase (2002-2008) - IMAGINAR, atores saltimbancos apresentam as personagens por meio da narração e da representação. Neste período, a Cia. aprofunda sua prática no jogo cênico estabelecido entre personagens, atores e narradores para a construção dramatúrgica e interpretativa de seus espetáculos, inspirada em Bertolt Brecht e Luigi Pirandello. A escolha de personagens como interlocutoras dos anseios e da história do povo brasileiro refletiu, desde o início, a específica visão de mundo e de cultura popular adotada pela Fraternal, referendada no ponto de vista contrário ao da classe dominante, o da classe dominada. Dario Fo (1999), Mikhail Bakhtin (1987), Walter Benjamin (1994) e Bertolt Brecht, pautados tanto no que concerne a uma apreensão da encenação e da interpretação cômica, quanto a seus posicionamentos críticos perante a atividade artística, foram essenciais à compreensão da trajetória da Cia.
Autor(es): Ninin, Roberta Cristina
Editora UNESP. Publicado em: 2010
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8. Pirandello novellaro: from form to dissolution / Pirandello "novellaro": da forma à dissolução
Estudar a obra novelística de Luigi Pirandello é um modo de entender não apenas as razões que o levaram a ser um dos mais importantes escritores italianos do século XX, mas também o papel de cada um de nós no mundo e na vida. As novelas, baseadas em pequenos acontecimentos cotidianos, formam um grande mosaico da existência humana: uma nota no jornal,
Publicado em: 2008
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9. A dramaturgy for late Pirandello : a theater for Marta Abba / A dramaturgia do ultimo Pirandello : um teatro para Marta Abba
Esta tese teve por objetivo analisar a dramaturgia dos últimos dez anos de vida de Luigi Pirandello (1926-1936), em especial os dramas escritos para a atriz Marta Abba, e atualizar o estado da pesquisa em Pirandello. O estudo partiu da constatação de que graças à atriz, as duas metades do imaginário feminino pirandelliano, a mãe santa e a prostituta,
Publicado em: 2008
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10. Quaderni di Serafino Gubbio operatore: o mundo mecanizado e o cinema em Pirandello / Quaderni di Serafino Gubbio operatore: the mechanized world and the cinema in Pirandello
Luigi Pirandello é presença marcante e definitiva na literatura do século XX, como um dos principais representantes do Decadentismo italiano, não somente como dramaturgo, campo em que se destacou mundialmente, mas também com sua significativa e inovadora obra narrativa. O presente trabalho propõe-se a analisar a poética do autor, que destrói a forma
Publicado em: 2008
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11. Nelson Rodrigues e Luigi Pirandello: dialética entre teatro, cultura e sociedade.
O nosso trabalho responde a uma pergunta fundamental: por que Rodrigues, nos primeiros anos da sua produção, colhe das obras pirandellianas diferentes elementos? A nossa pesquisa considera as primeiras três peças rodrigueanas: A mulher sem pecado, Vestido de noiva e Álbum de família. Ao longo do trabalho, mostraremos que existem nestas três peças ele
Publicado em: 2008
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12. Fragmentation and rupture: duplication forms in I giganti della montagnaby Luigi Pirandello / Fragmentação e ruptura: formas de duplicação em I giganti della montagnade Luigi Pirandello
This work aims at analyzing and interpreting Luigi Pirandellos play I giganti della montagna, discussing the problem of the subjects fragmentation and rupture, regarding these as forms of the plays thematic and structural duplication. In addition, the work attempts to illustrate the existing connections between narrative and drama, taking into account the au
Publicado em: 2007