Luigi Pirandello: tensÃes e conflitos em Um, nenhum e cem mil / Luigi Pirandello, the tensions and conflicts in Um, nenhum e cem mil

AUTOR(ES)
FONTE

IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia

DATA DE PUBLICAÇÃO

03/05/2011

RESUMO

Esta pesquisa, intitulada Luigi Pirandello: TensÃes e Conflitos em Um, nenhum e cem mil (1926), pretende discutir como o escritor italiano Luigi Pirandello (1867-1936) participou das tensÃes sociais de sua Ãpoca, como se deram seus deslocamentos geogrÃficos, que implicam em relacionar o autor ao processo histÃrico de seu tempo; sua formaÃÃo intelectual e como aconteceu sua trajetÃria em busca de uma posiÃÃo como escritor dentro do âcampo literÃrioâ. Para realizar esta investigaÃÃo, contamos com o apoio teÃrico de Pierre Bourdieu, em As regras da arte (1996), e Dominique Maingueneau, em O contexto da obra literÃria (1991), com o propÃsito de compreender em que circunstÃncias o autor compÃs sua obra. Pretendemos tambÃm verificar as relaÃÃes de interaÃÃo do autor com a sociedade de seu tempo, no tocante aos costumes, Ãs crenÃas, Ãs tradiÃÃes e, principalmente, Ãs relaÃÃes de interaÃÃo com obras tradicionais, no intuito de averiguar suas experiÃncias como leitor, a absorÃÃo que fez dessas leituras e de que maneira as interpretou e as recriou em sua arte literÃria. Para um melhor entendimento sobre o processo de compreensÃo do autor, em relaÃÃo à tradiÃÃo, discutiremos os conceitos de âinfluÃnciaâ e âdesleituraâ, sob o apoio teÃrico de Harold Bloom, em A angÃstia da influÃncia (1991), bem como de Sandra Nitrini, em Literatura Comparada (2010). Como conclusÃo da pesquisa, analisamos o posicionamento de Luigi Pirandello como romancista, a partir de Um, nenhum e cem mil (1926), como superou seus precursores e como elaborou uma nova obra, na qual se identifica um estilo novo de fazer Literatura. Para essa anÃlise, contamos com o apoio teÃrico de Roland Barthes, em O grau zero da escritura (1993), de Harold Bloom, em Um mapa da desleitura (1995), de Arcangelo Leone de Castris, em Storia di Pirandello (1978), entre outros, com a intenÃÃo de discutir os caminhos do escritor, atravÃs dos mÃtodos analÃtico, descritivo, interpretativo e comparativo, para uma melhor compreensÃo da construÃÃo de uma nova poÃtica, a qual confere a Luigi Pirandello uma voz diferente na Literatura Ocidental, no sÃculo XX e entre seus leitores atuais.

ASSUNTO(S)

letras campo literÃrio leitura desleitura superaÃÃo poÃtica literary field reading desreading overcoming poetry pirandello,luigi,1867-1936.um,nenhum e cem mil - crÃtica e interpretaÃÃo pirandello,luigi,1867-1936 - livros e leitura influÃncia(literÃria,artÃstica,etc.)

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