Para um Teatro Performativo em Pirandello: um breve diálogo com Deleuze e o teatro da repetição
AUTOR(ES)
Ribeiro, Martha de Mello
FONTE
Rev. Bras. Estud. Presença
DATA DE PUBLICAÇÃO
2014-12
RESUMO
RESUMO Este artigo é o resultado de pesquisa prática no campo das artes cênicas, com ênfase nos processos e resultados artísticos alcançados nos estudos de cena pirandellianos. Na busca de uma teatralidade construída a partir do cruzamento entre teatro e performance, investiga-se a dramaturgia do autor italiano a partir de seu nó principal: a constatação pelo próprio dramaturgo do impoder de representação do teatro. Neste artigo, organizamos documentos e reflexões de um ano de atividades práticas em torno da cena e da dramaturgia do autor italiano, revisitada a partir de uma teatralidade performativa, à luz do conceito deleuziano de teatro da repetição.
ASSUNTO(S)
pirandello deleuze teatro performativo teatro da repetição maschere nude
Documentos Relacionados
- Nelson Rodrigues e Luigi Pirandello: dialética entre teatro, cultura e sociedade.
- As máscaras em Luigi Pirandello: aproximações pontuais com Nietzsche
- Luigi Pirandello: tensÃes e conflitos em Um, nenhum e cem mil
- O teatro performativo: a construção de um operador conceitual
- Uma Breve Genealogia do Teatro e Educação no Brasil: o teatro para crianças