A Dramaturgia como Fonte para uma História da Iluminação Cênica: Pirandello capocomico iluminador
AUTOR(ES)
Nosella, Berilo Luigi Deiró
FONTE
Rev. Bras. Estud. Presença
DATA DE PUBLICAÇÃO
09/09/2019
RESUMO
Resumo: O presente artigo, na proposta de uma história do pensamento sobre o fazer da iluminação cênica moderna, debruça-se sobre o contexto da cena moderna italiana do início do século XX, utilizando-se da dramaturgia metateatral de Luigi Pirandello como fonte documental para a história do teatro. Assim, trata inicialmente das questões metodológicas aí implicadas para, posteriormente, empreender análises das peças que compõem sua trilogia do teatro no teatro, tendo como foco a articulação entre as noções de visibilidade e visualidade, propondo-as como conceitos-chave para a compreensão da luz na cena moderna, para além da dicotomia luz para ver e luz narrativa ou de efeito.Abstract: The present article, in the proposal of a history on the thought about the making of a modern stage lighting, focuses on the context of the early 20th century modern Italian scene, using the metatheatrical dramaturgy of Luigi Pirandello as documentary source for the history of theater. Thus, it deals initially with the methodological questions implied therein, to later undertake analyzes of the plays that form his Theater in the Theater trilogy, focusing on the articulation between the notions of visibility and visuality, proposing them as key concepts for understanding light in the modern scene, beyond the dichotomy light to see and narrative or effect light.
Documentos Relacionados
- A dramaturgy for late Pirandello : a theater for Marta Abba
- O relato biográfico como fonte para a história
- Seduzidos pelo passado: a crítica como fonte para história da dança
- Figurações da cidade: um olhar para a literatura como fonte da história urbana
- Compreensão cênica: possibilidade interpretativa de narrativas de (auto)formação de ex-pibidianas