Nelson Rodrigues e Luigi Pirandello: dialética entre teatro, cultura e sociedade.

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DATA DE PUBLICAÇÃO

2008

RESUMO

O nosso trabalho responde a uma pergunta fundamental: por que Rodrigues, nos primeiros anos da sua produção, colhe das obras pirandellianas diferentes elementos? A nossa pesquisa considera as primeiras três peças rodrigueanas: A mulher sem pecado, Vestido de noiva e Álbum de família. Ao longo do trabalho, mostraremos que existem nestas três peças elementos intertextuais e interdiscursivos que Rodrigues tirou de Pirandello. A hipótese que embasa o presente estudo é a seguinte: de acordo com a sua postura ideológica, Rodrigues utiliza traços do estilo pirandelliano que lhe são mais congeniais. No começo da sua atividade teatral ele tenta fazer uma obra que agrade a elite cultural carioca. Não tem sucesso, porque esteticamente o seu trabalho não corresponde ao gosto dominante nos ambientes culturais do Rio de Janeiro. O que, na verdade, está na moda é a experimentalidade estetizante, ou seja, o que se encontra em Vestido de noiva, uma obra formalmente muito articulada e complexa que quer emocionar o publico através do experimentalismo: não é por acaso que Rodrigues, nessa fase, se aproxima mais d.o lado experimental da arte pirandelliana. Obtido o sucesso, Rodrigues foge da arte de sensação e do conformismo estético. Quando não quer mais falar a uma elite, mas ao contrário, concebe uma arte da subalternidade, olha a um outro Pirandello, o revolucionário. Nasce assim Álbum de família. As opções de estilo dependem das ideologias: ou seja, expressam visões do mundo de significado cultural e social. Por isso a escolha de inspirar-se em Pirandello não tem somente um valor estilístico, mas também social e cultural.

ASSUNTO(S)

dramaturgia intertextuality social groups intertextualidade grupos sociais ideology ideologia dramaturgy comunicacao

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