Identity Music
Mostrando 1-12 de 79 artigos, teses e dissertações.
-
1. Os “Viajeros Golondrina”: uma etnografia transnacional da migração chilota em Fuego-Patagônia do Chile e Argentina
Resumo Este artigo apresenta elementos etnográficos sobre a migração transnacional de comunidades chilotas em territórios de Fuego-Patagônia entre 1880-1980. Enfatiza a representação da música, a culinária e a religiosidade popular de Chiloé como uma categoria de análise para compreender as experiências da migração relacionadas com a incorpora�
Mana. Publicado em: 30/05/2019
-
2. PASSIVE (RE)TRANSLATIONS AND IDENTITY STRUGGLES IN THE POETRY OF LEONARD COHEN. A COMPARISON OF THREE TRANSLATIONS OF BOOK OF LONGING (2006)
Resumo Em menos de uma década, o Book of Longing [Livro do desejo] de Leonard Cohen (2006) foi traduzido para o francês três vezes. A coleção de poemas de Cohen foi primeiramente traduzida no Québec (Livre du constant désir, 2007), e então na França (Le livre du désir, 2008). Além disso, sete poemas do Book of Longing apareceram previamente como c
Cad. Trad.. Publicado em: 27/05/2019
-
3. A construção social do professor de música
RESUMO O presente estudo teve como objetivo verificar o potencial das Licenciaturas em Música em ressocializar o indivíduo em sua formação musical. Aferiu-se como esta instância socializadora participa na construção identitária de jovens professores de música, em especial da identidade profissional. O estudo abrangeu todas as instituições com o cu
Educ. rev.. Publicado em: 02/05/2019
-
4. O entretenimento noturno em São Paulo: um estudo sobre a identidade da cidade por meio de sua narrativa identitária / Night entertainment in São Paulo: a study on the citys identity through its identity narrative)
This research studies the identity of São Paulo city, assuming it is dynamic and open, not fixed and not permanent, characterized by multitude, a work in project, and assuming it cannot be studied based on stable rules. To grasp the city s multiple identities given the absence of stable references, this study analyzed its identity narrative, which can be ap
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 18/10/2012
-
5. ENTRE O PIANO E VIOLÃO: A MODIHA E A CULTURA POPULAR EM FORTALEZA (1888-1920). / Between the piano and the guitar: the Modinha and popular culture in Fortaleza (1888-1920).
The genre little fashion, protoformer urban popular music, grew up in a time when urgently sought a sense of national identity that, with the abolition of slavery and the proclamation of the Republic, won a new direction before the Brazilian intellectuality, translating into ideas such as Sílvio Romero, who advocated the "whitening" of racial and cultural B
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 16/10/2012
-
6. Eu gosto de escutar música todo dia [] Todo jovem gosta Escutar música já faz parte da minha vida: Jovens, escuta diária de música e aprendizagem musical
The purpose of this study was to identify what young students learn of music to experience it through the everyday experience of listening to music using digital technologies. It was developed in the field of music education in its social and cultural approach. Taking for granted that music is learned in daily activities, and that young people listen to musi
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 25/05/2012
-
7. A REPRESENTAÇÃO DISCURSIVA DA IRMANDADE NA FRONTEIRA JAGUARÃO/RIO BRANCO: UM (DES)ENCONTRO DE VOZES / THE DISCURSIVE REPRESENTATION OF BROTHERHOOD IN THE BORDER JAGUARÃO/RIO BRANCO: A (MIS) MEETING OF VOICES
Historically, the border Brazil / Uruguay was marked by strong conflicts between Portuguese and Spanish, who fought by the occupation of the territory. These conflicts eventually split geographically and culturally the two Iberian nations involved. From this set of dispute, lived in the eighteenth and nineteenth centuries, this research looks for the identit
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 26/04/2012
-
8. O lugar da música religiosa na construção psicossocial da identidade de jovens presbiterianos independentes no estado de São Paulo
This research aims to study the place of religious music in the psychosocial construction of the identity of Independent Presbyterian youth in São Paulo state. Its objective aims to verify how the youth identity developed within the changes and transformations of post-modern society and in which way the religious music was present in those changes. In a fir
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 22/03/2012
-
9. Maya Angelou e suas afroamericanidades: o ritmo autobiográfico de The Heart of a Woman
This study aims at investigating the autobiography The Heart of a Woman (1981), by Maya Angelou, written under the discoursive strategies of a testimonial. One considers the discussions of both cultural identity (HALL, 2006), and liquid post-modernity (BAUMAN, 2001) in order to demonstrate the multiple identity of Maya Angelou, who is immersed into subjectiv
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 10/11/2011
-
10. âSem ordi nÃo hà porgueÃo e nÃis sÃmo desordero!â: humor, parÃdia e vida urbana em Alvarenga e Ranchinho (1930/40) / âSem ordi nÃo hà porgueÃo e nÃis sÃmo desordero!â: humor, parody and urban life in Ranchinho and Alvarenga (1930/40)
The humorous representation of the Brazilian history could always be perceived in several artistic formats: images, movies, literary texts, theatrical pieces and also in the music. In the folk music, beyond the conception the act of telling âjokesâ, it was assumed, sporadically, a character scenic, performative and grotesquely. Thinking on this question, I
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 03/09/2011
-
11. SUSSAS E CURRALEIRAS KALUNGAS: na Folia do Divino Pai Eterno da cidade de Cavalcante-GO e na Festa de Santo Antônio da comunidade do Engenho II / Sussas andd Curraleiras Kalungas: at the Folia of Divino Pai Eterno of Calvacante and Festa de Santo Antônio of Engenho II community
Esta é uma pesquisa musical da comunidade Kalunga no contexto da Folia do Divino Pai Eterno de Cavalcante-GO e da Festa de Santo Antônio do Engenho II. Durante estas festividades são apresentadas a Curraleira e a Sussa, dois gêneros musicais com estrutura, forma, harmonia, melodia, ritmo e instrumentação hibridizados. A contextualização histórica e
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 29/08/2011
-
12. Sussas andd Curraleiras Kalungas: at the Folia of Divino Pai Eterno of Calvacante and Festa de Santo Antônio of Engenho II community / SUSSAS E CURRALEIRAS KALUNGAS: na Folia do Divino Pai Eterno da cidade de Cavalcante-GO e na Festa de Santo Antônio da comunidade do Engenho II
Esta é uma pesquisa musical da comunidade Kalunga no contexto da Folia do Divino Pai Eterno de Cavalcante-GO e da Festa de Santo Antônio do Engenho II. Durante estas festividades são apresentadas a Curraleira e a Sussa, dois gêneros musicais com estrutura, forma, harmonia, melodia, ritmo e instrumentação hibridizados. A contextualização histórica e
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 29/08/2011