A construção social do professor de música

AUTOR(ES)
FONTE

Educ. rev.

DATA DE PUBLICAÇÃO

02/05/2019

RESUMO

RESUMO O presente estudo teve como objetivo verificar o potencial das Licenciaturas em Música em ressocializar o indivíduo em sua formação musical. Aferiu-se como esta instância socializadora participa na construção identitária de jovens professores de música, em especial da identidade profissional. O estudo abrangeu todas as instituições com o curso de Licenciatura em Música na modalidade presencial no Estado do Paraná, região sul do Brasil, observadas a partir do contato com seus discentes. Desta forma, a pesquisa contou com cento e sessenta (160) indivíduos investigados na primeira fase (2015), os quais eram estudantes das séries finais do curso; e, destes, dezessete (17) indivíduos foram selecionados para uma entrevista em profundidade, concretizada na segunda fase do estudo (2017). A primeira etapa analítica recebeu um tratamento quantitativo, privilegiando a análise descritiva, seguida da Análise de Correspondências Múltiplas (ACM) e da Análise de Clusters. Esta abordagem revelou diferentes perfis de gostos e práticas de cultura. A segunda etapa analítica teve um processamento de caráter qualitativo. Encontrou-se pluralidades de formas de socialização no mundo contemporâneo, que promoveram a construção de identidades com disposições híbridas de habitus, forjadas a partir de diversas matrizes de cultura e em interações humanas significativas. As Licenciaturas em Música do Paraná foram capazes de promover uma percepção mais crítica e reflexiva acerca do universo musical, mas especialmente a construção do professor de música.ABSTRACT The objective of this research was to verify the potential of the university graduate of Music Education of the State of Paraná (Southern Brazil) in resocialization of the individual in its musical formation. It was proposed to analyse how this instance of socialization participated in the construction of identities of young music teachers. The study covered all the institutions with the Bachelor in Music in the State of Paraná, southern region of Brazil. First, a questionnaire was administered to 160 participants, who were completing their bachelor's degree. Then a sub-sample of seventeen (17) participants was selected to do a depth interview. To define profiles of musical tastes and practices, a Multiple Correspondence Analysis (MCA) was performed, suited by a Clusters Analysis to define types of participants, according to their profiles. The second analytical stage had qualitative processing. These analyzes allowed it to identify pluralities of socialization forms in the contemporary world, which promoted the construction of identities with hybrid dispositions of habitus; it was minted for many different instances of socialization and in significant human interactions. The Bachelors of Music in the State of Paraná were able to foment a more critical and reflexive perception about the musical universe, but especially a construction of professional identity of music teachers.

Documentos Relacionados