Identity Music
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13. Identidade visual e cultura club em São Paulo: a linguagem visual dos clubs de música eletrônica da cidade / Visual identity and club culture in São Paulo. the visual language of electronic music clubs in the city
Esta pesquisa tem como objeto de observação a Identidade Visual e o ambiente cultural formado em torno dos clubs de música eletrônica da cidade de São Paulo. Procuramos compreender como essa cultura peculiar, que tem na música seu elemento transformador, se modificou e deu forma às diversas modalidades de expressão estética das quais faz uso. Objeti
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 30/05/2011
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14. Instrumentation and orchestration in nationalism: a study of four representative works of the brasilian symphonic repertoire / Orquestração e instrumentação no nacionalismo: Um estudo de quatro obras representativas do repertório sinfônico brasileiro
This research analyzes the orchestration and instrumentation of four pieces that appear within the nationalist school of Brazil, looking for its external influences, creative processes, similarities, differences and particularities. The four works are: Série Brasileira (1888-1896) by Alberto Nepomuceno (1864-1920), Choros n10 (1926) by Heitor Villa-Lobos (1
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 25/03/2011
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15. PRÁTICAS MUSICAIS COTIDIANAS NA CULTURA GOSPEL: UM ESTUDO DE CASO NO MINISTÉRIO DE LOUVOR SOMOS IGREJA / EVERYDAY MUSICAL PRACTICES IN GOSPEL CULTURE: CASE STUDY ON THE PRAISE MINISTRY SOMOS IGREJA
O objetivo central desta pesquisa é analisar as práticas musicais, focando os processos pedagógico-musicais e a construção de identidades musicais que ocorrem no grupo de louvor Somos Igreja da comunidade evangélica Igreja em Cruz Alta-RS. A pesquisa procura compreender como se produzem essas práticas no contexto evangélico, como elas são vivenciada
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 25/03/2011
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16. Do Samba à Bossa Nova:uma invenção de Brasil
A partir da leitura de canções significativas do samba e da bossa nova, em que foram observados tanto os aspectos literários quanto musicais, a pesquisa pretende discutir o nascimento da música popular urbana proveniente da união do samba com o fonógrafo. Procurou-se repensar o percurso da música popular no Brasil, ao longo da primeira metade do sécu
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 01/03/2011
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17. Versos violentamente pacíficos : o rap no currículo escolar / Violently peaceful verses : rap in the curriculum
Este trabalho procura justificar a didatização e a inserção curricular do rap nacional na grande área de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias do Ensino Médio, sobretudo no tocante ao ensino de Língua e Literatura. O rap nacional tem ocupado um lugar de destaque na produção cultural urbana do Brasil: enquanto gênero poético-musical, ele é visto
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 23/02/2011
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18. Entre corpos, tempos e sujeitos : ciências, políticas e artes improvisando identidades / Between bodies, times and subjects : sciences, politics and arts improvising identities
This dissertation concerns the ways that science and art are responsible for the creation of politics that have an effect on bodies, times and subjects. Science is discussed in so much as it mobilizes and is mobilized in a politics of identity, taking as a point of departure the topic of race and racism in Brazil; and the strategies adopted by the forces of
Publicado em: 2011
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19. Com uma canção também se luta : o negro nas letras da canção brasileira nos anos 60 e 70
Esta pesquisa trata da representação do negro nas letras de canções brasileiras, enfocando principalmente as décadas de 1960 e 1970. O objetivo principal é mostrar como as constantes identificadas na poesia negra, por Zilá Bernd, a saber: o eu enunciador, a (re)construção da epopeia, a nova ordem simbólica e a reversão de valores, também se aplic
Publicado em: 2011
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20. Embolada e outras coisas do folclore tulusano. a experiência da associação escambiar em Toulouse - França
A partir de meados da década de 80 do séc. XX, gêneros atribuídos à música do Nordeste brasileiro notadamente o forró, o coco de embolada e o repente de viola vêm sendo gradativamente incorporados à produção musical de artistas do sul da França ligados ao movimento occitanista, conectando atualmente vários músicos e grupos das regiões referida
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 13/12/2010
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21. A música sertaneja como uma das vertentes da identidade goiana / The sertanejo music as one of the sources of the identity of the goiano people
A presente pesquisa tem como objetivo promover um estudo de visão histórico-musical sobre o gênero sertanejo como uma das vertentes da identidade goiana. Foram consideradas as várias transformações ou fases desse gênero aqui denominadas momentos-, além de explorada a influência de fatores como o hibridismo, a indústria cultural e a globalização n
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 26/06/2010
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22. Estéticas da existência: a moda nos Festivais de Rock (Goiânia Noise Festival e Lollapalooza Music Festival-2008/2009) / Aesthetics of Existence: The Fashion in Rock Festivals (Goiânia Noise Festival e Lollapalooza Music Festival)
Esta dissertação versa sobre as práticas de si como mediadora do processo de construção das identidades, as quais legitimam as existências sócio-culturais dos sujeitos. Através das narrativas visuais produzidas no cenário dos festivais de rock, foram traçadas as relações da moda como instrumento para a construção das identificações. A moda, e
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 13/04/2010
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23. Procedimentos composicionais na música de Edu Lobo de 1960 a 1980 / Compositional procedures in the music of Edu Lobo 1960-1980
A presente dissertação aborda a música de Eduardo de Góes Lobo, Edu Lobo (1943-), no período de 1960 à 1980. A pesquisa visa a identificar as características das suas obras neste período de forma contextualizada, observando as fases composicionais e considerando as influências que o ajudaram a construir o seu estilo. Para isto foram transcritas e an
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 26/03/2010
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24. A música sertaneja como uma das vertentes da identidade goiana / The sertanejo music as one of the sources of the identity of the goiano people
A presente pesquisa tem como objetivo promover um estudo de visão histórico-musical sobre o gênero sertanejo como uma das vertentes da identidade goiana. Foram consideradas as várias transformações ou fases desse gênero aqui denominadas momentos-, além de explorada a influência de fatores como o hibridismo, a indústria cultural e a globalização n
Publicado em: 2010