Cinema Semiotica
Mostrando 13-24 de 70 artigos, teses e dissertações.
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13. Reflexões sobre a adaptação como fenômeno ubíquo: o filme V de Vingança
Este artigo analisa o filme V for Vendetta (2006), dirigido por James Mc Teigue - uma adaptação da graphic novel de Alan Moore e David Lloyde (1988-89). O objetivo é enfatizar a dinâmica do processo tradutório e também problematizar conflitos e/ou soluções criativas nas negociações entre os dois suportes. Esta análise usa o método comparativo bas
Intercom: Revista Brasileira de Ciências da Comunicação. Publicado em: 2011-06
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14. A construção do medo no cinema à luz do estranho familiar: uma abordagem semiótica
O objeto de estudo desta dissertação é o suporte midiático do cinema materializado em ficção fílmica, cuja construção é entendida como uma função comunicativa capaz de gerar efeitos de sentido. De forma mais específica refere-se à identificação dos modos utilizados no cinema para elaborar seqüências fílmicas com capacidades sugestivas para
Publicado em: 2011
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15. 1989 e as consequências: as representações da ausência no cinema pós-muro
Parece estranho à primeira vista tratarmos do tema da ausência, tão caro à antropologia, à semiótica e às artes. Para tanto, procederemos inicialmente a uma breve conceituação do termo, para depois passarmos a um curto panorama da produção cinematográfica dos últimos 20 anos na Alemanha, que geralmente acompanha tendências semelhantes na litera
Pandaemonium Germanicum. Publicado em: 2011
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16. Entre linhas e traços : os Estados Unidos pós guerra de F. Scott Fitzgerald e Edward Hopper
O presente trabalho analisa a primeira parte do romance “Suave é a noite” do escritor norte-americano F. Scott Fitzgerald, em sua versão de 1934, e os quadros “Compartment C, Car 193”, de 1938, “New York Movie”, de 1939 e “Nighthawks”, de 1942, do pintor norte-americano Edward Hopper. O objetivo principal é analisar de que maneiras, atrav�
Publicado em: 2011
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17. Cinema e ideologia : a espetacularização e os discursos acerca do policial e do bandido na sociedade moderna
A luta entre mocinho e bandido não é uma temática recente na história do cinema. No caso da cinematografia nacional, encontramos, em algumas obras, uma separação em dois pólos: policial e bandido. Contudo, o que é bastante curioso notar é o fato de que em filmes como Carandiru, de Hector Babenco (2002) ou O bandido da Luz Vermelha, de Rogério Sganz
Publicado em: 2011
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18. A imagem pelas palavras: o processo narrativo de Luiz Vilela e seu desdobramento hipertextual no cinema e na televisão
A literatura e o cinema foram sempre objetos de comparação. As teorias sobre adaptação, durante muito tempo, basearam-se num estudo unidirecional, privilegiando o literário em detrimento do cinematográfico. O critério para análise da qualidade da obra audiovisual era sua fidelidade à literatura na qual se inspirava. Na sociedade atual, essa questão
Publicado em: 2010
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19. Memória textual em formatos midiáticos de diferentes épocas: reconfiguração do conto Ò enfermeiro`, de Machado de Assis - da imprensa ao cinema e à história em quadrinhos / Memória textual em formatos midiáticos de diferentes épocas: reconfiguração do conto Ò enfermeiro`, de Machado de Assis - da imprensa ao cinema e à história em quadrinhos
A presente tese, inserida no campo de estudos da Comunicação e das Linguagens em suas relações com o processo de produção de sentido nas mídias, investigou as relações entre os diferentes formatos do conto O enfermeiro, de Machado de Assis, modelizados por meio de diversos mecanismos semióticos. O estudo possibilitou o resgate da vida cotidiana bra
Publicado em: 2010
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20. Ficção científica e ensino de ciências: para além do método de 'encontrar erros em filmes'
Obras de ficção científica têm sido apontadas como um recurso importante para o ensino de ciências. Entretanto, mais do que um possível recurso didático para facilitar o aprendizado de ciências, a ficção científica constitui por si só uma modalidade de discurso sobre a ciência na medida em que expressa, por meio do cinema e da literatura, intere
Educação e Pesquisa. Publicado em: 2009-12
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21. Semiótica plástica na análise de cartazes de cinema: metaforização de estigmas sociais em cartazes de filmes brasileiros
Este trabalho analisa a construção plástica dos cartazes de dois filmes brasileiros sobre a exclusão social: Pixote (1981) e Cidade de Deus (2002). Faz um breve histórico da cinemateca nacional entre as décadas de 70 e 90. Apresenta uma resenha de cada filme tratado. Desconstrói cada cartaz a fim de demonstrar as articulações entre seus elementos co
Publicado em: 2009
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22. Configurações do mito da nova ordemna cultura norte-americana em textos midiáticos de diferentes épocas / Settings of the new order myth in the north-american culture in media texts of different periods.
A presente tese busca compreender o processo de Comunicação das características da cultura norte-americana a partir da leitura e interpretação de textos midiáticos fílmicos de diferentes épocas. O apoio teórico parte da noção de memória textual e código-texto segundo estudos de Iuri Lotman, um dos pesquisadores da Semiótica da Cultura. Nessa pe
Publicado em: 2009
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23. Por um cinema de poesia mestiço: o filme Caramujo-flor de Joel Pizzini e a obra poética de Manoel de Barros
O objeto desta pesquisa é o estudo das traduções intersemióticas feitas pela obra fílmica de Joel Pizzini Caramujo-flor ao re(ler)os signos verbais e visuais que se entrelaçam na construção do texto poético de Manoel de Barros na obra Gramática Expositiva do Chão-Poesia quase toda. Partimos do problema de que as relações semióticas entre a poé
Publicado em: 2008
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24. A adaptação fílmica e as três dimensões da tradução intersemiótica: a representação dos Evangelhos no filme "A Paixão de Cristo"
Esta pesquisa tem como objetivo analisar a representação dos Evangelhos no filme "A Paixão de Cristo", de Mel Gibson. Para tanto, o estudo sustenta-se sobre a semiótica de Charles Sanders Peirce, observando-se três dimensões da adaptação fílmica: estérica, transpositiva e contextual. Atentando-se às semioses que se desenvolvem entre o texto escrit
Publicado em: 2008