Reflexões sobre a adaptação como fenômeno ubíquo: o filme V de Vingança
AUTOR(ES)
Guimarães, Denise Azevedo Duarte
FONTE
Intercom: Revista Brasileira de Ciências da Comunicação
DATA DE PUBLICAÇÃO
2011-06
RESUMO
Este artigo analisa o filme V for Vendetta (2006), dirigido por James Mc Teigue - uma adaptação da graphic novel de Alan Moore e David Lloyde (1988-89). O objetivo é enfatizar a dinâmica do processo tradutório e também problematizar conflitos e/ou soluções criativas nas negociações entre os dois suportes. Esta análise usa o método comparativo baseado na semiótica de Charles Sanders Peirce e em outros teóricos da adaptação, como Robert Stam, Linda Hutcheon, Umberto Eco e Júlio Plaza. São utilizadas ainda teorias sobre quadrinhos e cinema, tentando mostrar como as imagens impressas são dispostas na tela. Conclui-se que a obra analisada conseguiu integrar as exigências intersemióticas concernentes a uma adaptação fílmica bem sucedida.
ASSUNTO(S)
cinema graphic novel intersemiose teorias da adaptação
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