Cinema Semiotica
Mostrando 25-36 de 70 artigos, teses e dissertações.
-
25. Cinema e saturação mediática: o papel do documentário na vida contemporânea
A presente Dissertação de Mestrado tem como objeto de estudo o papel cultural do documentário de cinema na sociedade contemporânea, caracterizada por uma vertiginosa quantidade de bens simbólicos em diversos dispositivos e suportes midiáticos. A hipótese formulada considera que o aumento na oferta desses bens não se fez acompanhar por equivalente oti
Publicado em: 2008
-
26. Do olho cortado ao olho embalado: o olhar no filme Um Cão Andaluz à luz da semiótica aplicada de extração psicanalítica / From the sliced eye to the packed eye: the gaze in the film Un Chien Andalou in the light of applied semiotics of psychoanalytic extration
A contemporaneidade está repleta de produtos imaginários e simbólicos que podem ser chamados de surrealistas. De fato, ao longo do século XX o surrealismo extrapolou o âmbito da arte, e deixou marcas em diversas esferas do comportamento social. O presente estudo tem por objetivo analisar o olhar inaugurado pelo filme Um Cão Andaluz e, conseqüentemente
Publicado em: 2008
-
27. Pier Paolo Pasolini : uma poética da realidade
This dissertation presents a research on linguistic and cinematic theories in the work of the Italian intellectual Pier Paolo Pasolini, specially in the theoretical texts compiled in the volume Heretical Empiricism. The dissertation still embraces analysis of some Pasolinis poems and films. Initially, the research investigates how Pasolini conceives a semiot
Publicado em: 2008
-
28. O assédio sexual como fenômeno cultural contemporâneo: análise comparativa das representações de homem e mulher em filmes, cartilhas e códigos de conduta empresariais
This dissertation discusses a contemporary cultural phenomenon: sexual harassment. It aims to identify representations of man and woman in films such as Disclosure, Oleanna and Besieged, and compares these representations to those constructed in codes of conduct and booklets on the matter, in an effort to determine to what extent the constructs of these two
Publicado em: 2008
-
29. Utopia Selvagem, de Darcy Ribeiro e A Idade da Terra, de Glauber Rocha: o visível, as vozes e a antropofagia
Essa dissertação tem por objetivo estudar a interlocução entre Glauber Rocha e Darcy Ribeiro, a partir do visível, das vozes, da antropofagia em Utopia Selvagem: saudades da inocência perdida, uma fábula, do roteiro de Idade da Terra e o respectivo filme. Para isso, esse texto será composto por três capítulos.O primeiro fará aproximação entre a
Publicado em: 2007
-
30. Escrever com a câmera: cinema e literatura na obra de Jean-Luc Godard
Esta tese pretende mostrar que, ao produzir sua obra cinematográfica, Jean-Luc Godard realizou, concomitantemente, uma obra literária. Para isso, foram estudadas teoricamente três diferentes modulações do literário no cinema godardiano: a adaptação como tradução intersemiótica, a literatura como intertexto, citação, plágio, dialogismo, polifoni
Publicado em: 2007
-
31. Montagem, imagem e representação nas narrativas literária e cinematográfica
Esta dissertação apresenta um estudo montagem nas narrativas da literatura e do cinema, através de uma abordagem dos conceitos de imagem e de representação.Tais conceitos são pormenorizados levando-se em conta a sua inserção espistêmica nas épocas e escolas que os utilizaram. O processo de narratização dos primórdios do cinema é apresentado e d
Publicado em: 2007
-
32. O mundo de Constantine: um estudo semiótico do efeito digital no texto fílmico
The dissertation studies the digital effect and its performance in sincretics joints in the felt production of the audiovisual while significant of the expression. The study object is analysed in the Constantine film directed by Francis Lawrence, in 2005, like participate with other significant in the inter-semiotic way of the cinema, an audiovisual system,
Publicado em: 2007
-
33. Art and new media: Vermeer s work under different semiotic sistems
O século XX foi responsável pelo retorno das artes visuais, especialmente depois do advento do cinema que passa a emprestar técnicas para a literatura. Este retorno é ilustrado pelas traduções intersemióticas de Moça com Brinco de Pérola, uma vez que um filme britânico independente chama a atenção do público geral para um retrato feito no sécul
Publicado em: 2007
-
34. Pier Paolo Pasolini: O cinema como língua escrita da ação
Este trabalho, guiado pela perspectiva mais ampla dos estudos pasolinianos, tem por objetivo investigar a faceta teórica do cineasta italiano Pier Paolo Pasolini. Através do estudo de suas reflexões sobre a técnica audiovisual e sua prática cinematográfica, pretendemos verificar como os impasses por ele apontados desde o início da década de 1960 aind
Publicado em: 2007
-
35. Através da sala escura: dinâmicas espaciais de comunicação audiovisual - aproximações entre a sala de cinema e o lugar do Vjing
O objeto dessa pesquisa é o espaço de consumo do filme e a forma como ele circunscreve a relação entre espectador e imagem. O que motiva nossa investigação é um certo descompasso processual da indústria cinematográfica: enquanto a produção do filme se tornou mais complexa e se expandiu ao longo da história, aproveitando-se de novos estatutos da i
Publicado em: 2007
-
36. Sombras da justiça no cinema hollywoodiano
The present study investigates the construction of effects of sense of justice in Hollywood movies, more specifically those that have as main plot courtroom trials. The relevance of the work surfaces from the influence that the cultural production, directed towards the mass exerts has in the setting of ideologies and the maintenance of the legal institutions
Publicado em: 2007