Entre linhas e traços : os Estados Unidos pós guerra de F. Scott Fitzgerald e Edward Hopper
AUTOR(ES)
Oliveira, Mariana Lessa de
DATA DE PUBLICAÇÃO
2011
RESUMO
O presente trabalho analisa a primeira parte do romance “Suave é a noite” do escritor norte-americano F. Scott Fitzgerald, em sua versão de 1934, e os quadros “Compartment C, Car 193”, de 1938, “New York Movie”, de 1939 e “Nighthawks”, de 1942, do pintor norte-americano Edward Hopper. O objetivo principal é analisar de que maneiras, através dessas duas artes, podemos evidenciar uma descrição do que era os Estados Unidos pós primeira Guerra Mundial. Pata tal, este trabalho foi desenvolvido através da comparação de temas e técnicas recorrentes nas obras de ambos os artistas, utilizando-se de teorias múltiplas, que dialogam com as áreas da estética comparada, tradução, história, psicanálise, cinema, fotografia, literatura, semiótica, pintura e filosofia. Concluiu-se que através dos temas escolhidos e da pesquisa formal realizada pelos artistas, estes apresentam o seu olhar particular, ou a sua tradução dos EUA pós I GM.
ASSUNTO(S)
literatura e pintura literature estados unidos painting cinema usa cinema strangeness
ACESSO AO ARTIGO
http://hdl.handle.net/10183/29195Documentos Relacionados
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