Cinema Aspectos Sociais
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25. Lazer, cinema e modernidade: um estudo sobre a exibição cinematográfica em Montes Claros (MG) - 1900-1940
O tema Lazer, cinema e modernidade: um estudo sobre a exibição cinematográfica em Montes Claros (MG) 1900-1940 refere-se a uma investigação sobre a gênese do circuito exibidor em Montes Claros, e as diferentes formas de lazer que incidiram no espaço público da cidade. Teve como propósito, ainda, refletir sobre como a modernidade configurou-se no mun
Publicado em: 2010
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26. Digital do oprimido: tecnologia em vida nÃo linear / Digital of the oppressed one: while still alive no linear technology
RESUMO As reflexÃes filosÃficas e estÃticas lanÃadas por Walter Benjamin no perÃodo compreendido entre as Grandes Guerras foram seminais para a interpretaÃÃo do papel das artes e da comunicaÃÃo tanto no sÃculo 20, como no atual. O carÃter prognÃstico de suas idÃias permitiu fazer uma prospecÃÃo futura do ambiente tecnolÃgico que viria a surgi
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 23/09/2009
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27. Ônibus 174 - imagimagens da humilhação social
Este artigo procura debater a psicologia social no cinema através de um conceito específico: a humilhação social como problema político. Para tanto foi tomado como objeto de análise o filme Ônibus 174, documentário realizado pelo cineasta José Padilha em 2002. Os comentários elaborados aqui visam compreender as estratégias narrativas utilizadas pe
Psicologia USP. Publicado em: 2009-12
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28. Imagem e técnica como itinerários das ciências sociais: considerações sobre o cinema de Leni Riefenstahl
Após um breve excurso pelos aspectos sociais e históricos da época em que Leni Riefenstahl dirigiu suas obras mais conhecidas, pretende-se destacar a maneira como a cineasta lidou com as imagens dos atletas nos filmes sobre os Jogos Olímpicos de 1936, conhecido como Olympia (1938). A idéia é explorar a discrepância entre essas duas datas, a da realiza
Revista Brasileira de Ciências Sociais. Publicado em: 2009-10
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29. Ordem e desordem nos labirintos da ficção: os bibliotecários e suas representações em alguns produtos culturais contemporâneos
Este trabalho, primeiro resultado de uma pesquisa mais ampla, propõe uma indagação sobre alguns aspectos das representações sociais de bibliotecas e bibliotecários em produções literárias e cinematográficas. Surgida com finalidades catalográficas, aos poucos essa indagação revelou elementos que estabeleciam séries diversas, em que o gênero nar
Transinformação. Publicado em: 2009-08
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30. Ei, broto, vamos ao cinema?: o Cine-teatro Irapuã e a sociabilidade em Itororó-BA nas décadas de 60 e 70
Esta dissertação teve como objetivo mais amplo refletir sobre a dinâmica e importância que o cinema teve na sociabilidade da cidade de Itororó, Bahia, nas décadas de 60 e 70 do século XX. Seu foco mais específico recaiu sobre o Cine-teatro Irapuã que, dentre as várias salas de cinema existentes na cidade, destacou-se no imaginário e memória daque
Publicado em: 2009
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31. Curta Brasília : a imagem da cidade no olhar do cinema e sua relação com o turismo
O turismo é um dos segmentos econômicos que mais utiliza a mídia para atrair e estimular o consumo. O turista, antes de chegar ao seu destino, compra uma idéia, uma imagem, um imaginário. Estudos recentes demonstram que a divulgação de imagens de lugares associada a uma produção audiovisual pode criar um imaginário sedutor e o desejo de conhecer os
Publicado em: 2009
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32. Por um cinema político tricontinental: a guerrilha imagética de Glauber Rocha contra o leão das sete cabeças imperiais / By a political film "tricontinental": the guerrilas imagery of Glauber Rocha agains imperial lion of the seven heads
Engajado no exercício de uma prática cinematográfica que objetiva denunciar os males da opressão, Glauber Rocha adquiriu prestígio internacional com uma produção marcada por dimensões políticas. Analisar os atributos políticos e estéticos presentes em O leão de sete cabeças, filmado no Congo, em 1969, é a proposta deste trabalho. No filme, ao d
Publicado em: 2008
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33. Deu pra ti, anos 70 e a festa nunca termina (24 hour party people) : juventude, cultura e representação do social no cinema
O presente trabalho é um estudo comparativo dos filmes A festa nunca termina (24 hour party people), de Michel Winterbottom (2002), e Deu pra ti, anos 70, de Nelson Nadotti e Giba Assis Brasil (1981), que narram histórias de jovens em diferentes centros urbanos. O estudo pretende identificar o papel do cinema como representação do social e dos comportame
Publicado em: 2008
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34. A ORGIA DOS SENTIDOS A construção do corpo nas imagens de Olympia, de Leni Riefenstahl
O presente trabalho visa o estudo histórico das significações e construções do corpo no documentário Olympia (ALE, 1938), da diretora alemã Leni Riefenstahl. O filme retrata os Jogos Olímpicos de Berlim, ocorridos dois anos antes em pleno regime nazista. Nesse evento, Adolf Hitler promoveu uma intensa mobilização para propagar uma imagem da Alemanh
Publicado em: 2008
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35. Cinema e saturação mediática: o papel do documentário na vida contemporânea
A presente Dissertação de Mestrado tem como objeto de estudo o papel cultural do documentário de cinema na sociedade contemporânea, caracterizada por uma vertiginosa quantidade de bens simbólicos em diversos dispositivos e suportes midiáticos. A hipótese formulada considera que o aumento na oferta desses bens não se fez acompanhar por equivalente oti
Publicado em: 2008
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36. Sobre filmes infantis e linguagem audiovisual : o caso d O Rei Leão
Este trabalho utiliza alguns aspectos da linguagem audiovisual, através do filme O Rei Leão, dos estúdios Walt Disney, para realizar a analise do valor educativo e da Educação da Sensibilidade do Olhar desta linguagem. Os valores éticos e são reproduzidos nos filmes e manifestam-se por meio dos elementos cinematográficos da narrativa audiovisual, que
Publicado em: 2008