Ei, broto, vamos ao cinema?: o Cine-teatro Irapuã e a sociabilidade em Itororó-BA nas décadas de 60 e 70
AUTOR(ES)
Clédson Luciano Miranda dos Santos
DATA DE PUBLICAÇÃO
2009
RESUMO
Esta dissertação teve como objetivo mais amplo refletir sobre a dinâmica e importância que o cinema teve na sociabilidade da cidade de Itororó, Bahia, nas décadas de 60 e 70 do século XX. Seu foco mais específico recaiu sobre o Cine-teatro Irapuã que, dentre as várias salas de cinema existentes na cidade, destacou-se no imaginário e memória daqueles que freqüentavam, ou trabalhavam no cinema. Os relatos e entrevistas com moradores antigos da sociedade itororoense, abriram-se para a importância do resgate da memória sobre o cinema e as práticas socioculturais, incidindo sobremaneira na sociabilidade e identidade de seus moradores. Pautada, principalmente, nos estudos da recepção e nas análises críticas sobre a indústria cultural, a dissertação aborda questões a respeito das relações entre cinema, arte, indústria do entretenimento e cultura. Traça também uma discussão sobre as relações miméticas que o público estabelece a partir das imagens veiculadas no cinema. O histórico do cinema nacional, desde o seu início até a década de 70, serviu como pano de fundo para a reflexão sobre o apogeu e o desaparecimento do cinema em Itororó, abrindo-se para algumas considerações sobre uma possível retomada através de novas experiências sob o potencial reflexivo do cinema
ASSUNTO(S)
arte cine-teatro irapua (itororo, ba) cinema -- aspectos sociais -- itororo, ba entertainment industry itororo, ba -- historia art cinema cinema brasileiro -- historia sociability ciencias sociais aplicadas indústria do entretenimento
ACESSO AO ARTIGO
http://www.sapientia.pucsp.br//tde_busca/arquivo.php?codArquivo=9217Documentos Relacionados
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