Digital do oprimido: tecnologia em vida nÃo linear / Digital of the oppressed one: while still alive no linear technology

AUTOR(ES)
FONTE

IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia

DATA DE PUBLICAÇÃO

23/09/2009

RESUMO

RESUMO As reflexÃes filosÃficas e estÃticas lanÃadas por Walter Benjamin no perÃodo compreendido entre as Grandes Guerras foram seminais para a interpretaÃÃo do papel das artes e da comunicaÃÃo tanto no sÃculo 20, como no atual. O carÃter prognÃstico de suas idÃias permitiu fazer uma prospecÃÃo futura do ambiente tecnolÃgico que viria a surgir nos tempos de economia de mercado e ainda nos faz refletir nas possibilidades de a tecnologia ser incorporada ao cotidiano dos mais humildes. A partir da identificaÃÃo do advento da reprodutibilidade, ele enxergou novos horizontes para as artes, lanÃou luz sobre a recepÃÃo democrÃtica da atividade artÃstica, cuja realizaÃÃo deve ser dada para o consumo das massas. O que proponho à investigar a intromissÃo do universo digital nas prÃticas culturais e na produÃÃo imagÃtica advindas do interior de comunidades da periferia urbana da Fortaleza de hoje, tempo onde a tecnologia domina todas as Ãreas de sua produÃÃo, a fim de comprovar criticamente o Ãxito do empreendimento benjaminiano e entender atà que ponto a tecnologia toca esta produÃÃo e suas prÃticas simbÃlicas, favorecendo-a ou nÃo. Para isso, procurando atualizar conceitos, investigo a produÃÃo imagÃtica digital de adolescentes da periferia, vendo e ouvindo o que os jovens estÃo âdizendoâ ou ânarrandoâ atravÃs da imagem digital.

ASSUNTO(S)

comunicacao cinema estÃtica polÃtica cinema aesthetic politics benjamin,walter,1892-1940 mÃdia digital comunicaÃÃo e cultura - aspectos sociais comunicaÃÃo e tecnologia - aspectos sociais tecnologia - aspectos sociais jovens pobres - fortaleza(ce) jovens - fortaleza(ce) - condiÃÃes sociais

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