Cinema Aspectos Sociais
Mostrando 13-24 de 63 artigos, teses e dissertações.
-
13. O eu e o outro na representação fílmica da favela: uma análise de 5X Favela: Agora por Nós Mesmos e Cidade de Deus / Self and other filmic representation of the slum: an analysis of 5X Favela: Now for Ourselves and City of God
Este estudo faz a análise fílmica dos longa-metragens 5X Favela Agora por nós mesmos (2010), Cinco Vezes Favela (1962) e Cidade de Deus (2002), buscando verificar se existem diferenças entre os diferentes olhares sobre determinados grupos (classe média e moradores da favela) sociais e entre estes e o olhar desses grupos sobre si mesmos. Os filmes em que
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 30/05/2011
-
14. Procurando caminhos, revelando descaminhos: o consumo de filmes entre jovens estudantes da rede estadual fluminense
O presente trabalho tem por objetivo conhecer a cultura cinematográfica de jovens estudantes da rede estadual de ensino do Rio de Janeiro. Para tanto, analisa o contexto em que se formam espectadores e investiga seus hábitos, práticas e demandas de consumo. Procurou-se levantar e sistematizar dados sobre as formas como esse público escolhe e se apropria
Publicado em: 18/04/2011
-
15. Cinema and society : about the military dictatorship in Brazil / Cinema e sociedade : sobre a ditadura militar no Brasil
De 1979 aos dias atuais, a ditadura militar fez-se presente em um número significativo de obras fílmicas. Analisar essa produção cinematográfica é examinar como está sendo ressignificado o passado, quais questões estão sendo obliteradas, que ambiguidades e tensões perpassam a interpretação do processo sócio-histórico. Esta pesquisa propõe-se a
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 23/03/2011
-
16. As ciências neurológicas sob a perspectiva humanista: uma experiência pedagógica utilizando filmes
O presente trabalho tem por objetivo apresentar e discutir os resultados de uma experiência de atividade de aprendizagem, a qual utilizou filmes do circuito comercial que abordam temas relacionados às ciências neurológicas. Participaram do grupo de discussão estudantes dos seguintes cursos: Artes (dois), Fisioterapia (dez), Gestão Imobiliária (um) e S
Fisioterapia e Pesquisa. Publicado em: 2011-06
-
17. SituaÃÃo de MÃdia: os meios de comunicaÃÃo na filmografia de Pedro AlmodÃvar / Media situation: the media in the filmography of Pedro AlmodÃvar
Apresentando como tema a filmografia de 17 longas-metragens comerciais do diretor espanhol Pedro AlmodÃvar, de âPepi, Luci, Bom y otras chicas del montÃnâ, de 1980, a âAbraÃos partidosâ, de 2009, esta dissertaÃÃo procura investigar de que forma sequÃncias fÃlmicas aqui nomeadas de situaÃÃes de mÃdia auxiliam o cineasta no desenvolvimento da nar
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 06/08/2010
-
18. Humanismo crítico no cinema de Pedro Almodóvar: análise de linguagem e narrativa
Este estudo visa a demonstrar como Almodóvar leva o espectador a penetrar nas motivações dos comportamentos considerados marginais pela sociedade. Consiste numa tentativa de compreender a habilidade de o cineasta espanhol abordar temas polêmicos, abrindo possíveis espaços para interpretações humanísticas mais profundas, mesmo em situações radicais
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 08/07/2010
-
19. Barravento, Orí e Santo Forte: representação das religiões afrobrasileiras no cinema / Barravento, Ori et Santo Forte représentation des religions afro-brésiliennes au cinéma
Este trabalho investiga os processos de representação das religiões afro-brasileiras, especialmente do Candomblé e da Umbanda no cinema, a partir dos filmes "Barravento (Glauber Rocha, 1962), "Orí" (Raquel Gerber, 1989) e "Santo Forte (Eduardo Coutinho, 1999). Considerando o papel da mídia e do cinema como principal matriz cultural das sociedades conte
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 16/03/2010
-
20. Between logics and cunnings: The poetic of the revenge in a certain Abril Despedaçado / Entre Lógicas e Astúcias: a poética da vingança num certo Abril Despedaçado
About the tension between the institutions and their "users", about strategic calls and tactical deviations, about logics and cunnings, its that the present work seeks be structured. Having as reference Michel de Certeaus conceptions, this dissertation takes Abril Despedaçado film as a investigation field, trying to think about revenge practices and their e
Publicado em: 2010
-
21. História e cinema : sertão e redenção em Deus e o Diabo na Terra do Sol (1964)
O estudo que se materializa nesta dissertação de mestrado coloca-se num campo de pesquisa historiográfica que articula a relação entre Cinema e História. Inspirado em alguns aspectos da filosofia de História de Walter Benjamin, procuro analisar, no filme Deus e o Diabo na Terra do Sol (1964), escrito e dirigido por Glauber Rocha, rememorações de pas
Publicado em: 2010
-
22. O transbordo em Estamira, de Marcos Prado
A partir de um contexto, sobretudo, simbólico - o lixo - pretende-se problematizar a (ausência de) enunciação de subjetividades refugadas (que adquirem várias denominações relacionadas à precariedade, à marginalidade e à subalternidade, como invisíveis sociais e refugos humanos). Neste processo, que envolve discussões acerca de aspectos da pós-m
Publicado em: 2010
-
23. Barravento, Orí e Santo Forte: representação das religiões afrobrasileiras no cinema / Barravento, Ori et Santo Forte représentation des religions afro-brésiliennes au cinéma
Este trabalho investiga os processos de representação das religiões afro-brasileiras, especialmente do Candomblé e da Umbanda no cinema, a partir dos filmes "Barravento (Glauber Rocha, 1962), "Orí" (Raquel Gerber, 1989) e "Santo Forte (Eduardo Coutinho, 1999). Considerando o papel da mídia e do cinema como principal matriz cultural das sociedades conte
Publicado em: 2010
-
24. O Pagador de Promessas: dramaticidade e tragicidade, da literatura ao cinema
Esta pesquisa investiga a produção de efeitos dramáticos e trágicos na peça O Pagador de Promessas, escrita por Dias Gomes, em 1959, como também em sua adaptação fílmica homônima, dirigida por Anselmo Duarte, em 1962. A peça revela embates entre culturas antagônicas através de conflitos sociais dramatizados por personagens que não apenas empres
Publicado em: 2010