Lazer, cinema e modernidade: um estudo sobre a exibição cinematográfica em Montes Claros (MG) - 1900-1940

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DATA DE PUBLICAÇÃO

2010

RESUMO

O tema Lazer, cinema e modernidade: um estudo sobre a exibição cinematográfica em Montes Claros (MG) 1900-1940 refere-se a uma investigação sobre a gênese do circuito exibidor em Montes Claros, e as diferentes formas de lazer que incidiram no espaço público da cidade. Teve como propósito, ainda, refletir sobre como a modernidade configurou-se no município nortemineiro. A natureza das fontes manejadas nesta reflexão foi de origem diversa. A partir de um conjunto de fontes, notou-se que ao longo do século XIX, entre 1840 a 1880, a cidade nortemineira passou a ocupar um importante papel no comércio regional. Nesse sentido a abertura de novas ruas, o frutuoso comércio com as cidades vizinhas, a instalação da fábrica de tecidos do Cedro, do telégrafo, e, ainda, a exibição de vistas no aparelho cosmorama, dentre outras situações e acontecimentos, nos anos finais do século XIX, representaram a preeminência do urbano em curso na cidade norte-mineira. Assim, vários foram os eventos advindos com essas transformações. Contudo eles não patentearam mudanças meramente econômicas. Concomitante às transformações, verificou-se que, sobrevieram à cena pública da pequena urbe norte-mineira, companhias circenses, grupos mambembes e espetáculos de prestidigitação, que revelaram o não insulamento artístico da região. Considerou-se que as manifestações dos grupos mambembes prepararam o público para o advento dos divertimentos óticos e sonoros, e também para o cinema no limiar do século XX, pois tais grupos guardam uma proximidade com a sétima arte, ao despertarem o choque, a surpresa, o entusiasmo, a agitação e a correria. Estes, por sua vez, correspondem a estímulos similares àqueles procedentes das transformações modernas, como o tráfego, as máquinas, os meios de transporte, as luzes, os aglomerados urbanos e os ruídos. Observou-se, ainda, que, pela intermediação do cinema e das inaugurações das salas, concomitante às reformas e as instalações de aparelhos modernos de projeção, a representação de progresso em Montes Claros operacionalizou-se e tornou-se ativa. Nesse sentido, o cinema, mediante os discursos dos jornais, estabeleceu um índice daquilo que era moderno, civilizado, progresso, e constituiu um veio de identificação para avaliar a cidade como uma metrópole do norte, metrópole nordestina, sociedade culta. Por fim, verificou-se que, no atual ambiente econômico cinematográfico, caracterizado pela concentração das salas e dos recursos econômicos, ficam reduzidas as chances, sobretudo, em Montes Claros, para o exibidor familiar tradicional, que resolvia construir ou adaptar uma sala para exibição cinematográfica, e, para tal fim, estabelecia um contrato junto a uma firma ou distribuidora incumbida de municiar de películas a casa exibidora instituída.

ASSUNTO(S)

modernidade cinema lazer montes claros historia história social história social montes claros (mg) cinema aspectos sociais exhibition modernity leisure

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