Imagem e técnica como itinerários das ciências sociais: considerações sobre o cinema de Leni Riefenstahl
AUTOR(ES)
Rovai, Mauro L.
FONTE
Revista Brasileira de Ciências Sociais
DATA DE PUBLICAÇÃO
2009-10
RESUMO
Após um breve excurso pelos aspectos sociais e históricos da época em que Leni Riefenstahl dirigiu suas obras mais conhecidas, pretende-se destacar a maneira como a cineasta lidou com as imagens dos atletas nos filmes sobre os Jogos Olímpicos de 1936, conhecido como Olympia (1938). A idéia é explorar a discrepância entre essas duas datas, a da realização do evento, época em que era importante mostrar ao mundo uma Alemanha pacificada, e a da exibição do filme, aproximadamente 18 meses depois. O objetivo principal não é discutir o uso político do filme, mas como o uso dos recursos técnicos e expressivos para a realização de Olympia mobilizam aspectos políticos, sociais e históricos da época.
ASSUNTO(S)
sociologia cinema sociedade imagens do corpo
Documentos Relacionados
- Imagem-movimento, imagens de tempo e os afetos "Alegres" no filme "O Triunfo da Vontade", de Leni Riefenstahl: um estudo de sociologia e cinema.
- O “relato de vida” como método das ciências sociais: Entrevista com Daniel Bertaux
- Metamorfoses da imagem nas ciências sociais: três experiências com o filme etnográfico
- Teoria das representações sociais e ciências sociais: trânsito e atravessamentos
- Filosofia das ciências sociais: temas atuais