Chico Buarque
Mostrando 13-24 de 94 artigos, teses e dissertações.
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13. A propósito de um irmão alemão: a ficcionalização de um assunto internacional de família
resumo Num contexto de reivindicações na literatura brasileira, veiculadas por novas vozes sociais, qual é a relevância de um grande nome da cultura brasileira, Chico Buarque (*1944), aos 70 anos, tomar conhecimento da existência de um meio-irmão alemão, Sergio Günther Ernst (1930-1981)? Irmão com quem nunca teve contato algum, já falecido há 30 a
Estud. Lit. Bras. Contemp.. Publicado em: 2017-04
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14. Se Chico Buarque numa noite de inverno... Apologia do plágio em Budapeste
RESUMO A obra de Chico Buarque, considerada em todas as variedades de suas expressões, revela desde sempre a peculiar capacidade de tecer um intenso diálogo com as obras de outros autores. Obviamente, dependendo da perspectiva crítica, tal característica pode ser enaltecida como admirável vocação à intertextualidade ou, pelo contrário, estigmatizada
Rev. Inst. Estud. Bras.. Publicado em: 2016-04
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15. Budapeste, de Chico Buarque, na narrativa da psicologia social construcionista
Resumo Este trabalho apresenta uma leitura do livro Budapeste, de Chico Buarque de Hollanda, baseada na psicologia social construcionista. Partindo de considerações sobre a história narrada e seus protagonistas, sobre autoria, narrativa, obra, identidade, língua e linguagem, procuramos evidenciar em Budapeste alguns fundamentos do construcionismo social
Fractal, Rev. Psicol.. Publicado em: 2016-04
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16. Sobre o peso de si e maestrias uma análise de parte da cena atual da canção popular brasileira
Este artigo trata de uma parte da cena atual da canção popular brasileira, comparando artistas cuja produção se iniciou nos anos 1960, e que seguem lançando trabalhos inéditos - Chico Buarque e Caetano Veloso - a artistas cujos primeiros trabalhos autorais foram lançados recentemente - Siba, Apanhador Só e Juçara Marçal. Neste cotejo, este texto bu
Rev. Inst. Estud. Bras.. Publicado em: 2014-12
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17. Memórias e histórias do acorde napolitano e de suas funções em certas canções da música popular no Brasil
Considerando que as implicações históricas dos materiais musicais interferem na apreciação e crítica acerca daquilo que compõe uma canção, aborda-se aqui o versado conjunto de notas musicais conhecido por vários termos, dentre os quais o de acorde napolitano. Assumindo que os acordes não são grandezas puras, comentam-se aspectos do tratamento té
Rev. Inst. Estud. Bras.. Publicado em: 2014-12
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18. O baú da República: mobilidades e memórias em Leite derramado
O artigo analisa o entrelaçamento entre memória e espaço no romance Leite derramado, de Chico Buarque, argumentando que os decursos temporais e espaciais da trajetória do centenário narrador-protagonista, Eulálio Montenegro d’Assumpção, delineiam uma cartografia política do Brasil, com especial ênfase na modernidade republicana.
Estud. Lit. Bras. Contemp.. Publicado em: 2014-06
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19. Texto-música-imagem de Elis Regina: uma análise de Ladeira da Preguiça, de Gilberto Gil e Atrás da porta, de Chico Buarque e Francis Hime
Dois estudos de caso sobre a relação texto-música-imagem em performances com atmosferas diametralmente opostas de Elis Regina nas canções Ladeira da Preguiça, de Gilberto Gil e Atrás da porta, de Chico Buarque e Francis Hime. A partir de uma adaptação da correspondência música-movimento proposta por HAGA (2008), as análises de gravações de víd
Per musi. Publicado em: 2014-06
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20. Verbo fálico: sobre o erotismo divino na canção Sobre todas as coisas de Chico Buarque e Edu Lobo
Este artigo pretende realizar uma leitura interpretativa da canção Sobre todas as coisas, composta por Chico Buarque e Edu Lobo, gravada originalmente no LP O grande circo místico (1983). A partir da ideia de canção como espaço que conjuga os textos verbal (a letra) e musical (melodia, harmonia e ritmo), vistos em relação de mútua correspondência,
Per musi. Publicado em: 2014-06
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21. Sobre flores e canhões: canções de protesto em festivais de música popular
O presente artigo aborda algumas canções de protesto apresentadas nos Festivais da Música Popular realizados no período 1965-1969, buscando compreendê-las em sua inserção no momento social e político em que surgiram e se fizeram ouvir. Foram realizadas análises de vídeos e áudio das apresentações das canções escolhidas, segundo a visão da His
Per musi. Publicado em: 2014-06
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22. O contexto das manifestações populares na Copa das Confederações: entre o dizer e o silenciar
Este artigo tem como objetivo analisar a canção Cálice, de Chico Buarque, em diálogo com cartazes, presentes nas manifestações sociais no Brasil durante a Copa das Confederações em 2013, que retomam a canção buarqueana. Para tanto, lançamos mão das considerações sobre o silêncio de Orlandi (1997), dos artigos de Burke (1999) e Dias (1999) e do
Rev. bras. linguist. apl.. Publicado em: 2014-03
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23. Marcas e fragmentos identitários, a representação do sujeito contemporâneo em Estorvo e Leite derramado de Chico Buarque
Este texto tem a pretensão de analisar a representatividade da formação identitária do sujeito pós-moderno, e da constituição da ideia de nação nas obras Estorvo e Leite Derramado de Chico Buarque. O que permite tal análise são a identificação e o estudo dos pressupostos teóricos de Stuart Hall, Linda Hutcheon, Nestor Canclini, Gilles Deleuze e
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 29/06/2012
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24. Budapeste: a legitimação do romance no meio literário.
O presente trabalho aborda os caminhos que o romance Budapeste de Chico Buarque traçou em direção à sua legitimação literária. Para tal intento, abordamos os conceitos e implicações do cânone, assim como os seus movimentos. Investigamos, a partir de Michel Foucault, o princípio da autoria e da possível responsabilidade desta autoria em relação
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 31/05/2012