Verbo fálico: sobre o erotismo divino na canção Sobre todas as coisas de Chico Buarque e Edu Lobo
AUTOR(ES)
Soares, Márcio Ronei Cravo
FONTE
Per musi
DATA DE PUBLICAÇÃO
2014-06
RESUMO
Este artigo pretende realizar uma leitura interpretativa da canção Sobre todas as coisas, composta por Chico Buarque e Edu Lobo, gravada originalmente no LP O grande circo místico (1983). A partir da ideia de canção como espaço que conjuga os textos verbal (a letra) e musical (melodia, harmonia e ritmo), vistos em relação de mútua correspondência, interessa-nos tentar perceber de que modo aspectos daqueles dois textos estão correspondidos e contribuem para a construção discursiva do sentimento amoroso, cenário afetivo em que um erótico eu-lírico entoa o canto sensual de sua vontade. Devido às relações pressentidas entre um discurso de fundo religioso-cristão e certa carga de sensualidade em Sobre todas as coisas, guardaremos, também, nossa leitura do poema O grande circo místico, publicado por Jorge de Lima em A túnica inconsútil (1938), além de referências ao compêndio Bíblia Sagrada.
ASSUNTO(S)
música popular brasileira análise verbo-musical chico buarque e edu lobo
Documentos Relacionados
- A canção Todo o sentimento, de Chico Buarque e Cristovão Bastos: um exercício de leitura verbo-musical
- Sexualidade improdutiva e resistência na canção Geni e o zepelim, de Chico Buarque
- A crônica-canção de Chico Buarque
- O que não tem limite : o erotismo na poesia de Chico Buarque de Hollanda
- O fotográfico em Budapeste de Chico Buarque: Uma intersemiose verbo-visual