Sobre flores e canhões: canções de protesto em festivais de música popular
AUTOR(ES)
Freire, Vanda Lima Bellard, Augusto, Erika Soares
FONTE
Per musi
DATA DE PUBLICAÇÃO
2014-06
RESUMO
O presente artigo aborda algumas canções de protesto apresentadas nos Festivais da Música Popular realizados no período 1965-1969, buscando compreendê-las em sua inserção no momento social e político em que surgiram e se fizeram ouvir. Foram realizadas análises de vídeos e áudio das apresentações das canções escolhidas, segundo a visão da História Cultural, baseada em aportes teórico-metodológicos da fenomenologia e da dialética. Desse modo, foram privilegiadas a escuta e as observações das autoras frente às gravações da época. Os festivais de música popular brasileira foram realizados durante a ditadura militar no Brasil, na década de 60 do século XX, abrigando, entre outras, manifestações das chamadas canções de protesto, da autoria de compositores como Chico Buarque, Geraldo Vandré, Caetano Veloso, Paulinho da Viola, entre outros. As conclusões apontam algumas convergências entre as características das canções analisadas, revelando também que elas atuaram veladamente como instrumento político de contestação.
ASSUNTO(S)
festivais de música popular brasileira canções de protesto história da cultura fenomenologia da música música popular brasileira
Documentos Relacionados
- Tecnicas contrapontisticas aplicadas em arranjos de canções da musica popular brasileira
- Ciclos de terças em certas canções da música popular no Brasil
- Memórias e histórias do acorde napolitano e de suas funções em certas canções da música popular no Brasil
- A palavra em movimento: algumas perspectivas teóricas para a análise de canções no âmbito da música popular
- Explorando master-classes de violão em festivais de música: um estudo multi-casos sobre estratégias de ensino.