Texto-música-imagem de Elis Regina: uma análise de Ladeira da Preguiça, de Gilberto Gil e Atrás da porta, de Chico Buarque e Francis Hime
AUTOR(ES)
Borém, Fausto, Taglianetti, Ana Paula
FONTE
Per musi
DATA DE PUBLICAÇÃO
2014-06
RESUMO
Dois estudos de caso sobre a relação texto-música-imagem em performances com atmosferas diametralmente opostas de Elis Regina nas canções Ladeira da Preguiça, de Gilberto Gil e Atrás da porta, de Chico Buarque e Francis Hime. A partir de uma adaptação da correspondência música-movimento proposta por HAGA (2008), as análises de gravações de vídeo históricas (REGINA e GIL, 1973; REGINA, BUARQUE e HIME, 1973; REGINA, BUARQUE e HIME, 1973/2006) e lead sheets (GIL, 1992; BUARQUE e HIME, 1999) revelam as interações entre os elementos textuais, musicais e cênicos a partir dos quais a cantora planeja e consolida seu gestual no palco de maneira estruturada e planejada, contrapondo ou reforçando diversos universos emocionais.
ASSUNTO(S)
interpretação de elis regina relação texto-música-imagem performance musical e corporalidade música popular brasileira análise de multimídia de música
Documentos Relacionados
- Elis Regina: uma interpretação do Brasil
- Atrás da porta: segundo lead sheet editada por Almir Chediak e gravação de Elis Regina no video Na Batucada da Vida (1973)
- Chico Buarque : musica, povo e Brasil
- Meu Caro Amigo: uma homenagem a Chico e Hime
- Chico Buarque de Hollanda Brazilian fiction: the image of the character identity