Uma ferramenta automatizada no auxÃlio à alocaÃÃo de slots para o problema de gerenciamento de fluxo de trÃfego aÃreo brasileiro.

AUTOR(ES)
DATA DE PUBLICAÇÃO

2001

RESUMO

Este trabalho apresenta uma ferramenta para tratamento do problema de congestionamento no trÃfego aÃreo brasileiro. Com o contÃnuo crescimento das operaÃÃes aÃreas no Brasil, acentuam-se os problemas de congestionamento, com conseqÃente aumento de custos e riscos operacionais. Uma das alternativas à a aplicaÃÃo de tÃcnicas de Gerenciamento de Fluxo de TrÃfego AÃreo, implementadas atravÃs de uma polÃtica de alocaÃÃo de slots. Uma ferramenta para o auxÃlio à alocaÃÃo de slots, visando a reduÃÃo dos seus inconvenientes à necessÃria. Essa ferramenta, basicamente, propÃe uma alteraÃÃo na programaÃÃo dos horÃrios de partida dos vÃos, de forma a se evitar um desbalanceamento entre a demanda e a capacidade nos diversos elementos da rede. A alocaÃÃo de slots de aeroporto (em solo) propicia uma reduÃÃo nos atrasos em vÃo, como conseqÃÃncia, garante uma maior seguranÃa e economia para seus diversos usuÃrios. Essas alteraÃÃes das programaÃÃes dos horÃrios de partida seguem o princÃpio de manter as aeronaves em solo de forma a reduzir os atrasos em vÃo, dentro de uma polÃtica de prioridades previamente conhecida pelos usuÃrios do sistema. Para finalizar, este estudo apresenta resultados gerados pela ferramenta aplicada a elementos Ãnicos e, tambÃm, a mÃltiplos elementos envolvidos no trÃfego aÃreo, sugerindo soluÃÃes para as saturaÃÃes provocadas nas programaÃÃes originais dos vÃos.

ASSUNTO(S)

pistas (de pouso e decolagem) operaÃÃes de linhas aÃreas transporte aÃreo aeroportos administraÃÃo de transportes controle de trÃfego aÃreo brasil

Documentos Relacionados