Estudo comparativo de mÃtodos de previsÃo de demanda: uma aplicaÃÃo ao caso dos aeroportos com trÃfego aÃreo regular administrados pelo DAESP.

AUTOR(ES)
DATA DE PUBLICAÇÃO

2005

RESUMO

O presente trabalho tem como objetivo principal comparar o desempenho de metodologias preditivas, baseadas na abordagem de sÃries temporais, diferentes das atualmente utilizadas para prognosticar a demanda, para um horizonte de 12 meses, dos aeroportos administrados pelo Departamento AeroviÃrio do Estado de SÃo Paulo (DAESP) operando com trÃfego aÃreo regular. A determinaÃÃo de previsÃes adequadas e, ao mesmo tempo, realistas, o que, em outras palavras, significa utilizar o mÃtodo preditivo com maior grau de precisÃo (ou menor margem de erro), constitui-se em uma etapa fundamental para que o processo de planejamento da administraÃÃo aeroportuÃria possa ser adequadamente realizado. Para alcanÃar o objetivo proposto, buscou-se, em primeiro lugar, estudar os principais aspectos teÃricos relacionados aos mÃtodos de previsÃo de demanda abordados neste trabalho. Posteriormente, segue-se o processo de calibraÃÃo dos modelos propostos, aplicados Ãs sÃries histÃricas disponibilizadas pela referida instituiÃÃo. Os modelos de sÃries temporais experimentados nesta dissertaÃÃo sÃo: Trivial, MÃdia MÃvel de seis e 12 meses, SuavizaÃÃo Exponencial Simples, Holt, Holt-Winters Aditivo, Holt-Winters Multiplicativo e os possÃveis modelos Box-Jenkins selecionados a partir do processo de identificaÃÃo. Por fim emprega-se uma estratÃgia de avaliaÃÃo e seleÃÃo de modelos preditivos, de natureza quantitativa, para subsidiar as conclusÃes apresentadas no final deste trabalho. Os resultados obtidos, mediante a utilizaÃÃo desta estratÃgia, demonstraram que as metodologias propostas sÃo mais adequadas (superiores em acurÃcia) para a projeÃÃo de valores para um horizonte de 12 meses do que a metodologia atualmente utilizada pela instituiÃÃo estudada. Neste contexto, os modelos Box-Jenkins se mostraram como os mais acurados em 61% dos casos (cinco aeroportos). Os modelos Aditivo de Holt-Winters, S.E.S. e Holt apresentaram-se como os modelos com menor margem de erro em 13% (um aeroportos), 13% (um aeroportos) e 13% (um aeroporto) dos casos, respectivamente.

ASSUNTO(S)

previsÃo econÃmica estudo de casos transporte aÃreo modelos matemÃticos demanda (economia) anÃlise estatÃstica anÃlise de sÃries temporais

Documentos Relacionados