O uso de técnicas de realidade virtual distribuída para suporte a jogos educacionais multi-jogadores na internet / The use of virtual realitys techniques to support of games multiplayer online

AUTOR(ES)
DATA DE PUBLICAÇÃO

2008

RESUMO

Esta dissertação apresenta o desenvolvimento de ambientes virtuais distribuídos por meio de técnicas computacionais que associadas à Realidade Virtual como ferramenta de apoio a projetos de ensino por meio da Internet. Considerando os trabalhos relacionados com o referido tópico, percebe-se que os atuais ambientes virtuais distribuídos não exploram técnicas para melhorar o uso de largura de banda e latência. Diante disto, tem-se como objetivo para esta dissertação, a criação de um jogo 3D usando técnicas da Realidade Virtual multi-jogador para Internet. A principal idéia é demonstrar, por meio de técnicas de RV e sistemas distribuídos, eficiência em interação entre usuários. Por essa razão, foi proposto o estudo de caso LudosTop que é o jogo Quarto, educacional, de apoio ao ensino. O projeto do jogo baseia-se na imagem de um parque. Nesse parque, o usuário tem a possibilidade de jogar uma partida do jogo (o Quarto) contra outro jogador pela Internet. O objetivo do jogo é alinhar sólidos geométricos que possuam atributos comuns, possibilitando adicionar, em determinado momento do jogo, uma terceira ou quarta pessoa que deve observar a partida. O processo de desenvolvimento incluiu análises de jogos para referencial teórico, metodológico e elaboração do software proposto. Para tanto, foi avaliada uma potencial tecnologia para criação e distribuição de ambientes virtuais, que se pode aplicar as técnicas de Realidade Virtual Distribuída é apresentar as vantagens de melhorias na desempenho da comunicação em rede. O trabalho inclui a descrição e implementação das técnicas de Realidade Virtual com métodos da tecnologia Torque Game Engine por meio de bibliotecas C++, OpenGL e Torque Scripting APIs, além de apresentar detalhes de implementação do sistema. O jogo 3D multijogadores foi avaliado por crianças do Ensino Fundamental, da 5 série, gerando, por fim, um relatório que indicou contribuição da experiência.

ASSUNTO(S)

jogo quarto engenharia eletrica games multiplayer jogos multi-jogadores realidade virtual virtual reality ambientes virtuais distribuídos distributed virtual environment game quarto

Documentos Relacionados