Jogo Quarto
Mostrando 1-12 de 20 artigos, teses e dissertações.
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1. Que tipo de dinâmicas e atividades lúdicas podem ser realizadas pela equipe de saúde na prevenção de queimaduras em ambiente escolar?
A escola constitui-se em espaço ideal para fortalecer a implantação, de “sementes” preventivas em relação aos acidentes com crianças e adolescentes (
). Como opções para se trabalhar a educação em saúde e reforçar a integração entre os profissionais da saúde e da educação, podem ser utilizadas diversas estratégias como dinâmic
Núcleo de Telessaúde Sergipe. Publicado em: 12/06/2023
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2. “UM JOGO DE PARTIDOS”: EDUCAÇÃO PÚBLICA E POLÍTICA NO MARANHÃO IMPERIAL
Resumo Este artigo discute as relações entre educação pública e disputas políticas na província do Maranhão. Partimos de um evento ocorrido em julho de 1838: a demissão de um professor substituto motivada, segundo relato da imprensa de oposição ao governo, por perseguição política. A denúncia tratou o caso como mais uma arbitrariedade do entã
Almanack. Publicado em: 13/12/2019
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3. Autorregulação e situação problema no jogo: estratégias para ensinar multiplicação
Resumo O conceito de multiplicação na matemática nem sempre é apreendido pelo aluno devido à utilização de práticas pedagógicas convencionais. A partir desta constatação, partimos da tese de que situações ativas, promotoras de autorregulação por meio da resolução de problemas presentes nos jogos, podem ser uma proposta efetiva na construçã
Psicol. Esc. Educ.. Publicado em: 2017-04
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4. Efeito de quatro dias consecutivos de jogos sobre a potência muscular, estresse e recuperação percebida, em jogadores de futsal
O objetivo desse estudo foi analisar o efeito de jogos de futsal realizados em dias consecutivos sobre o desempenho em testes de saltos verticais e sobre o estresse e a recuperação de atletas dessa modalidade. Participaram deste estudo 11 atletas do sexo masculino (24,3 ± 5,0 anos, 1,73 ± 0,07 cm, 75,7 ± 9,0 kg, 11,2 ± 4,1% de gordura), pertencentes a
Rev. bras. educ. fís. esporte. Publicado em: 2014-03
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5. A identidade discursiva do graduando em psicologia do trabalho : a inexorável presença do outro
A construção da identidade do psicólogo do trabalho pode ser compreendida por meio de diferentes propostas de análise. A que se apresenta nesta pesquisa inscreve-se na filiação da Análise de Discurso de linha francesa que tem como precursor Michel Pêcheux. O objetivo central é analisar o processo de construção da identidade discursiva do graduando
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 04/04/2011
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6. O poema concreto e a contribuição de Lacan: a não-relação endereçada
O poema concreto e a contribuição de Lacan consiste na localização do poema concreto, tal como ele é formulado pelo projeto comum de Augusto de Campos, Haroldo de Campos e Décio Pignatari, com a contribuição da teoria de Jacques Lacan, principalmente no que diz respeito à noção de suplência. Essa localização demonstra que o poema concreto apres
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 23/02/2011
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7. Determination of the physiologic load imposed in youth soccer player and technical indicators of training / Determinação da carga fisiológica imposta no jogador de futebol infantil e indicadores técnicos de treino
O primeiro artigo visou estabelecer, através de uma revisão bibliográfica, a utilização da frequência cardíaca (FC) como parâmetro de mensuração de intensidade de exercício (IE) no futebol. Ficou evidenciado que a FC apresenta relação linear com o VO2 mesmo nas ações intermitentes do futebol e sua relativização na forma de percentual da freq
Publicado em: 2009
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8. Fundamentações e prática de processos artísticos contemporâneos em arte pública
As práticas artísticas denominadas Arte Pública caracterizam, de forma imediata, uma noção de arte associada a um espaço comum, com circulação de pessoas (o público) de acesso fácil e em áreas abertas. Porém, esta acepção torna-se frágil quando investigamos que estamos ante uma trama de fundamentações que sustentam significações, relaçõe
Publicado em: 2009
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9. O uso de técnicas de realidade virtual distribuída para suporte a jogos educacionais multi-jogadores na internet / The use of virtual realitys techniques to support of games multiplayer online
Esta dissertação apresenta o desenvolvimento de ambientes virtuais distribuídos por meio de técnicas computacionais que associadas à Realidade Virtual como ferramenta de apoio a projetos de ensino por meio da Internet. Considerando os trabalhos relacionados com o referido tópico, percebe-se que os atuais ambientes virtuais distribuídos não exploram t
Publicado em: 2008
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10. As Estrategias no jogo Quarto e suas relações com a resolução de problemas matematicos / The strategies in the game Quarto and its relations with mathematics problem solving
A presente pesquisa, fundamentada no construtivismo de Jean Piaget, investigou se a promoção de sessões de intervenção com a utilização do jogo de regras "Quarto" poderia ser favorável às atividades de resolução de problemas de conteúdo matemático. Para isso, contou com a participação de vinte e um alunos do Ensino Médio, sete de cada uma das
Publicado em: 2008
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11. LudosTop: Strategy of Games and Virtual Reality with views to the Development of the Logical-mathematical Thought / LudosTop: estratégia de jogos e realidade virtual com vistas ao desenvolvimento do pensamento lógico-matemático
O objetivo deste trabalho é investigar o uso de técnicas computacionais que, associadas à Realidade Virtual, possibilitem a criação de um software educacional. A idéia é que este software esteja apoiado em técnicas lúdicas e cognitivas, e que possa auxiliar a atividade do educador. Tal ambiente de aprendizagem volta-se a conteúdos matemáticos e t�
Publicado em: 2008
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12. Cores assets development in software product lines: towards a practical approach for the mobile game domain
Os mais almejados objetivos da engenharia de software sÃo basicamente alta produtividade, com alta qualidade a um baixo custo e uma possÃvel forma de atingi-los à estabelecer reuso de software â o processo de criar sistemas de software a partir de sistemas existentes ao invÃs de criar do inÃcio. Neste contexto, uma abordagem que pode habilitar reuso na
Publicado em: 2008