MESSAGE OPTIMIZATION AND BALANCING OF MULTIPLAYER GAMES / OTIMIZAÇÃO DE MENSAGENS E BALANCEAMENTO DE JOGOS MULTI-JOGADOR
AUTOR(ES)
LAURO EDUARDO KOZOVITS
DATA DE PUBLICAÇÃO
2004
RESUMO
A tecnologia de jogos multi-jogador é uma especialização dentro da área de ambientes virtuais distribuídos. Com a crescente popularidade de jogos pela Internet, torna-se interessante analisar os seus principais problemas e encontrar soluções de arquiteturas destes ambientes, a fim de adaptá-las para as necessidades específicas destes jogos. Uma arquitetura híbrida usando as abordagens cliente- servidor e peer-to-peer é proposta e implementada neste trabalho, visando atender uma certa classe de jogos multi- jogador. Com o objetivo de permitir uma eficiente transmissão de objetos criados entre os jogadores durante uma sessão, é proposta uma alteração em sua forma de representação geométrica. É mostrado que técnicas de modelagem de mais alto nível como CSG ou Metaball podem ser usadas para permitir esta transmissão eficiente sob certas circunstâncias. É também proposta uma técnica eficiente de representação e transmissão de coordenadas do ambiente virtual usando campos de bits.
ASSUNTO(S)
client-server architecture ambientes virtuais game virtual environments balanceamento de jogos transmissao progressiva arquitetura cliente-servidor compressao geometrica geometry compression game balance progressive transmission jogo
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