Ambientes Virtuais Distribuidos
Mostrando 1-12 de 25 artigos, teses e dissertações.
-
1. Aplicação da taxonomia dos objetivos educacionais a partir do uso dos registros do ambiente virtual de aprendizagem moodle: um estudo de caso de cursos realizados para organizações não governamentais pelo Projeto Prêmio Itaú Unicef
O trabalho se propõe a investigar de que forma os recursos de recolhimento de informações disponibilizados pelo sistema Moodle, como logs, relatório de atividades, perfil de usuário e questionários de avaliação, podem se tornar instrumento da avaliação de aprendizagem à luz da Taxonomia dos Objetivos Educacionais descrita por Benjamin Bloom como r
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 10/11/2012
-
2. Monitoramento de Ambientes Virtuais Distribuídos com suporte a clientes sob projeção única e multiprojeção
Aplicações Distribuídas Imersivas, Interativas e Colaborativas, dadas suas características de tempo real e multiplataformas, demandam uma estrutura de monitoramento de suas funcionalidades, não plenamente disponíveis nos sistemas atuais de monitoramento, em geral específicos das linguagens e plataformas em que são disponibilizadas. Monitorar sistemas
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 12/09/2012
-
3. Arquitetura de sistemas orientada a serviços para análise de experimentos ambientais em Weblabs de abelhas. / System architecture service oriented for analisys with experiments at bee Weblabs.
O processo de elaboração, execução, coleta e análise de dados de experimentos ambientais com abelhas utilizando meios computacionais como suporte a pesquisa, é uma atividade complexa por exigir do pesquisador conhecimentos específicos aos quais ele não foi preparado para atuar. Laboratórios virtuais conhecidos como Weblabs são ferramentas de apoio
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 04/08/2011
-
4. Proposta de uma arquitetura para cidades digitais baseada em um middleware peer-to-peer / Proposal of an architecture for digital cities based on a P2P middleware
As cidades digitais compõem um movimento emergente que visa a criação de ambientes virtuais, os quais surgem como uma alternativa para potencializar a promoção de comunidades e regiões de modo a complementar a organização das cidades reais. Elas representam ambientes com capacidade cognitiva e criativa, construídos a partir de competências individu
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 29/07/2011
-
5. SAMVC sistema de autoria de museus virtuais colaborativos
A utilização de objetos gráficos tridimensionais (3D) em aplicações multimídias vem ganhando cada vez mais espaço nos meios de comunicação. Redes com altas taxas de transmissão, computadores com grande capacidade de processamento gráfico impulsionam e popularizam tais aplicações tridimensionais. Os domínios das aplicações 3D variam desde apli
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 26/07/2011
-
6. GATE - Uma abordagem baseada em middleware para aplicações interperceptivas envolvendo múltiplos dispositivos
Neste trabalho, apresentamos o GATE, uma abordagem baseada em middleware para aplicações interperceptivas. Através dos serviços oferecidos pelo GATE, estendemos o conceito da Interpercepção para a integração com vários dispositivos, incluido set-top box, dispositivos móveis (celulares), entre outros. Através desta extensão garantimos a execução
Publicado em: 2010
-
7. Uma arquitetura baseada em WBEM para o gerenciamento de um cluster de máquinas virtuais
Diversas pesquisas têm utilizado clusters de máquinas virtuais para emulação de sistemas distribuídos. No entanto, a virtualização cria um nível de indireção no ambiente. Para controlar um ambiente tradicional, que não usa a tecnologia de virtualização, é necessária apenas a referência para a máquina física. No entanto, para controlar um cl
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 30/03/2009
-
8. Grid Computing and Cloud Computing: analysis of the social,environmental and economic impacts of the collaboration through the resources sharing. / Grid computing e cloud computing: análise dos impactos sociais, ambientais e econômicos da colaboração por meio do compartilhamento de recursos computacionais
Esta dissertação discute o excesso de recursos computacionais disponíveis mundialmente com capacidade de processamento excedente e também debate como o emprego dos conceitos de compartilhamento e colaboração influenciam a integração desses dispositivos para constituir um ambiente econômico e com alta capacidade de processamento. Atualmente, é poss�
Publicado em: 2009
-
9. Uma arquitetura para gerência de rede de máquinas virtuais com ênfase na emulação de sistemas distribuídos
Pesquisas utilizando virtualização de hardware vêm sendo feitas em diversas áreas dentro da Ciência da Computação. A criação de ambientes virtuais com essa tecnologia pode ser implementada utilizando-se poucos recursos computacionais. Porém, a falta de ferramentas de configuração dificulta a criação de ambientes de larga escala. Recursos de red
Publicado em: 2008
-
10. O uso de técnicas de realidade virtual distribuída para suporte a jogos educacionais multi-jogadores na internet / The use of virtual realitys techniques to support of games multiplayer online
Esta dissertação apresenta o desenvolvimento de ambientes virtuais distribuídos por meio de técnicas computacionais que associadas à Realidade Virtual como ferramenta de apoio a projetos de ensino por meio da Internet. Considerando os trabalhos relacionados com o referido tópico, percebe-se que os atuais ambientes virtuais distribuídos não exploram t
Publicado em: 2008
-
11. Uma arquitetura para distribuição de ambiente virtuais de realidade aumentada
Esta dissertação apresenta uma arquitetura para distribuição de ambientes virtuais de Realidade Aumentada como ferramenta de apoio a projetos de ensino. Considerando os trabalhos relacionados com o referido tópico, percebe-se que suas interfaces são pouco flexíveis para suportar interações com os objetos virtuais distribuídos. Diante disto, tem-se
Publicado em: 2008
-
12. H-N2N : uma arquitetura hierárquica escalável para ambientes de realidade mista de grande porte
In this work, we propose a solution to solve the scalability problem found in collaborative, virtual and mixed reality environments of large scale, that use the hierarchical client-server model. Basically, we use a hierarchy of servers. When the capacity of a server is reached, a new server is created as a sun of the first one, and the system load is distrib
Publicado em: 2008