O modelo de administração estratégica baseado nos princípios do Balanced Scorecard (BSC): um estudo de caso no SENAI CIMATEC.

AUTOR(ES)
DATA DE PUBLICAÇÃO

2009

RESUMO

As organizações, para se manter competitivas no mercado, utilizam metodologias de Administração Estratégica em sua gestão, como o Balanced Scorecard, que focaliza os clientes, os processos internos, o aprendizado e crescimento, e as finanças em torno da estratégia da empresa, de forma a mensurar o desempenho e a transformálo em resultados. O objetivo deste trabalho é apresentar de que forma o modelo de Administração Estratégica, baseado nos princípios do BSC, influencia as práticas gerenciais e os processos de aprendizagem do SENAI CIMATEC. Como procedimentos de coleta e análise de dados foram utilizados pesquisa descritiva, bibliográfica e documental, análise de conteúdo e abordagem qualitativa. Foi considerado como corte temporal o período entre fevereiro de 2004 e setembro de 2008. As perspectivas adotadas, para a compreensão do BSC, são as originais propostas por seus criadores, David Norton e Robert Kaplan. São também utilizados os conceitos das duas e três voltas dos laços de aprendizagem propostos por Argyris e Kofman, respectivamente, que evidenciam o controle, a gestão e a aprendizagem, sendo este último conceito entendido como um mecanismo de reflexão das práticas e da efetiva mudança dos procedimentos organizacionais. A análise dos dados coletados possibilitou a compreensão de que os gestores da organização pesquisada utilizam o BSC como uma ferramenta de gestão, que auxilia a tomada de decisão.

ASSUNTO(S)

learning laces balanced scorecard strategical administration balanced scorecard laços de aprendizagem administracao administração estratégica

Documentos Relacionados