Administracao
Mostrando 1-12 de 16358 artigos, teses e dissertações.
-
1. Quais medidas devem ser tomadas em casos de administração de sobredose da vacina contra febre amarela em crianças?
Orienta-se a notificação do caso, solicitação de exames para controle, observação domiciliar e avaliação médica diária com registro em prontuário por, no mínimo, 21 dias(1).
Os exames que devem ser solicitados são hemograma, TAP, TTPA, bilirrubinas totais e frações, creatinina, TGO e TGP(1).
Publicado em: 19/03/2021
-
2. Quando realizar a segunda dose da vacina contra Covid se a primeira dose foi em período sintomático?
Como a piora clínica pode ocorrer até duas semanas após a infecção, a vacina deve ser adiada até a recuperação clínica total. Portanto, para realizar a segunda dose da vacina, deverá considerar o período de 4 semanas após início dos sintomas, ou quatro semanas após a primeira amostra de PCR positiva em pessoas assintomáticas.
Publicado em: 18/03/2021
-
3. Quais cuidados domiciliares são importantes para pessoas com Síndrome de Guillain-Barré?
Os cuidados com o paciente com Síndrome de Guillain-Barré dependem muito do grau de comprometimento e das condições gerais do paciente. Em vias gerais, podemos listar alguns cuidados que são importantes, principalmente para orientar a família no cuidado domiciliar(1):
· Prevenção de broncoaspiração: eventualmente o paciente pod
Publicado em: 18/03/2021
-
4. Em caso suspeito de sarampo, como devemos proceder quanto ao bloqueio vacinal?
A vacinação de bloqueio deve ser realizada no prazo máximo de até 72 horas após o contato com o caso suspeito ou confirmado de sarampo, a fim de se interromper a cadeia de transmissão e, consequentemente, vacinar os não vacinados, a partir dos 6 meses de idade, no menor tempo possível(1) .
O bloqueio vacinal deve ser seletivo, con
Publicado em: 10/02/2021
-
5. Paciente portador de HIV assintomático pode tomar vacina do sarampo?
É necessário avaliar os parâmetros imunológicos para tomada de decisão em imunizações com vacinas de bactérias ou vírus vivos em adultos infectados pelo HIV. Para a vacina tríplice viral (que inclui a do Sarampo), tem-se que(1,2):
– Crianças expostas ou infectadas pelo HIV, nas categorias N, A e B com CD4 = 15% devem ser
Publicado em: 05/02/2021
-
6. Quando deve ser realizado a prevenção da sensibilização materna pelo fator Rh?
A prevenção da sensibilização materna pelo fator Rh deve ser realizada pela administração de imunoglobulina anti-D nas seguintes situações em mães Rh negativo e pai Rh positivo(1):
· Após procedimentos invasivos: amniocentese, cordocentese, biópsia de vilocorial;
· Após aborto, gravidez ectópica ou mola hidatiforme;
Publicado em: 05/02/2021
-
7. Quais os cuidados de enfermagem em relação a um paciente que faz uso de gastrostomia, no domicilio?
Para os cuidados de enfermagem a uma pessoa adulta com gastrostomia (GTT), destacamos:(1,2)
– inspeção e higienização diária da sonda e de seus componentes (tampa e roldana externa) diariamente para verificar rachaduras ou sinais de deterioração;
– manter a sonda fechada nos intervalos da alimentação;
Publicado em: 04/02/2021
-
8. A vitamina A pode ser administrada para as crianças que fazem o uso do sachê do Nutrisus?
A criança que recebe a megadose de vitamina A, do Programa Nacional de Suplementação de Vitamina A, pode receber o sachê com micronutrientes (NutriSUS).(1)
É importante lembrar que a criança que recebe o sachê de micronutrientes na creche não deverá receber os Suplementos de ferro distribuídos na Unidade Básica de Saúde, para
Publicado em: 04/02/2021
-
9. Pacientes que fazem tratamento de quimioterapia podem tomar a vacina da gripe?
Sim, de acordo com o manual do Centro de Referência para Imunobiológicos Especiais CRIE, a vacina contra influenza é recomendada para pacientes com neoplasias e/ou que necessitem de quimioterapia (antes do tratamento e durante o tratamento), de radioterapia, de corticoterapia e também as pessoas que convivem com esses pacientes(1). As vacin
Publicado em: 04/02/2021
-
10. Pacientes idosos em tratamento de radioterapia podem tomar a vacina da influenza?
As vacinas inativadas, como a influenza, podem ser utilizadas ainda durante o procedimento da quimioterapia, da radioterapia ou da corticoterapia, tendo-se o cuidado de repeti-las após o procedimento, para assegurar resposta imune adequada.(1)
A vacina contra influenza está recomendada para as pessoas com imunossupressão por doença co
Publicado em: 04/02/2021
-
11. Quais são as recomendações para o uso de talidomida no tratamento da reação hansênica?
A Talidomida pode ser administrada por longos períodos em casos graves e reincidentes de reações hansênicas, conforme apresentação do quadro. É importante que, depois de uma dose inicial de 300 a 400 mg por dia (que frequentemente controla a reação em 48 horas), a mesma seja reduzida gradualmente para um nível de manutenção (em torno de 100mg
Publicado em: 04/02/2021
-
12. A Penicilina benzatina pode ser administrada associada à Lidocaína para facilitar a adesão de tratamento medicamentoso?
Alguns estudos examinaram as influências da lidocaína como um diluente na farmacocinética das penicilinas em humanos e nenhum mostrou alterações nos parâmetros farmacocinéticos desses antibióticos quando misturados à lidocaína. Observou-se que a lidocaína é fisicamente e quimicamente compatível com penicilina, não alterando a biodisponibilid
Publicado em: 29/01/2021